Gamificando a experiência digital – Palestra do @eduagni na #cpbr6

A primeira palestra que assisti nesta terça feira foi a do Edu Agni, que trabalha com UX (mais conhecida aqui como experiência do usuário). Edu trouxe os conceitos básicos de interface do usuário e como ela deve ser aplicada para, posteriormente, entrar na questão de como a gamificação deve ser trabalhada. Para entender melhor como funciona a área de UX, segue abaixo uma imagem utilizada por ele, a tríade da experiência digital.

 

A Tríade da Experiência Digital

A Tríade da Experiência Digital

O palestrante trouxe a definição de quais elementos constroem um jogo. Entre os principais elementos citados por ele estão: brincar, fingir, regras objetivo. Sendo importante ressaltar que as regras podem ser/ter semióticas (baseada em simbolos e analogias), jogabilidadesequência lógica, uma condição de término e as meta-regras (como por exemplo, blefar no Poker, uma regra que não esta escrita).

apresentacao-gamificacao-experiencia-digital-cpbr6

Todo estes elementos criam o que ele chamou de “experiência lúdica“, onde há uma forte imersão da pessoa no que ela está participando, ajudando a construir uma maior relação com a marca, ao mesmo tempo em que torna a ferramenta mais memorável.

“A gamificação não é criar um jogo, é usar a dinâmica dos jogos para melhorar a experiência do usuário. Você não utiliza a gamificação para atrair mais usuários, você utiliza para oferecer maior e melhor experiência aos que já tem.” Edu Agni

Em sua apresentação, foi citado o “Nokia Design Manifesto“.

Para os seres humanos o produto não é apenas o fim, mas o caminho para uma infinidade de experiências.Nokia Design Manifesto

Entre os cases citados, como Lost Experience, StackOverflow, Foursquare e Nike+ Running, o que mais chamou atenção foi o do Banco Imobiliário da Estrela, um aplicativo que trazia toda a mecânica do clássico Banco Imobiliário para a vida real. Mas como o palestrante lembrou, por dificuldades técnicas e talvez porque as pessoas não quisessem mais um aplicativo ao estilo do Foursquare, o projeto não fez muito sucesso.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=yBz2z1THgcw /]

Edu Agni é autor do blog uxdesign.blog.br, quem quiser conhecer melhor o trabalho dele acesse.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail