Galinha Pintadinha, um dos canais no Youtube Brasil mais assistidos.

Apesar de não ser (ainda) um clássico como o Sítio do Pica Pau Amarelo ou a Turma de Mônica, a Galinha Pintadinha vem chamando bastante atenção. De fato este série de desenhos animados para o público infantil vem ganhando notoriedade nos últimos tempos e a pelo fato de ser tão contemporâneo, parece estar usando bem a internet como ferramenta de suas ações.

O fato é que você provavelmente nunca assistiu um desenho da Galinha Pintadinha, a não ser que tenha filhos. Ou seja, o desenho tem um público segmentado, mas isso não impede o canal oficial no Youtube deles de estar entre os mais vistos do Brasil.

O vídeo conta apenas com 157.000+ inscritos, um número relativamente baixo se comparado aos mais de mais de 1.020.000+ que o Felipe Neto tem, por exemplo. Mas se formos ver o número de visualizações, podemos perceber o quanto esta febre é grande. São quase MEIO BILHÃO (495.400.000+) de visualizações. Só para você ter a quem comparar, o Felipe Neto tem em seu canal principal 136.360.000+ e o MysteryGuitarMan 324.556.000+. Claro que tudo isso sem contar os vídeos que não são postados nos canais oficiais ou canais secundários.

Outro fator interessante é que o desenho já está também no Netflix, o serviço de filmes/seriados por streaming. Ele também oferece os episódios através de seu aplicativo para tablets.

O site oficial, além de vender os DVDs do desenho, comercializa online diversos produtos da marca. Na minha época não existia essa facilidade para consumir este tipo de conteúdo. Além dos produtos, há também alguns aplicativos para iOs e para Android. Esta não é apenas uma forma de trabalhar a marca, mas de gerar receita também.

Este “case” nos ensina duas coisas interessantes. Precisamos cuidar para que nossos interesses pessoais não ofusquem acontecimentos interessantes, como este “case” da Galinha Pintadinha. E também é importante para analisar como trabalhos bem feitos podem ter muito sucesso dentro de públicos segmentados. Este desenho só para crianças tem mais visualizações que muitos canais no Youtube de conteúdo generalizado.

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail