Ferramentas de social commerce já tem representantes brasileiros

Estamos acostumados a ouvir falar de como os brasileiros estão ligados as redes sociais e este fato preocupa tantas empresas que não tem uma presença online.

Em meio a evolução do comércio eletrônico e essa afixação dos brasileiros pelas redes sociais, ganha força o social commerce. A ligação entre as redes sociais e um local onde os internautas podem deixar a sua opinião sobre produtos facilita o trabalho de quem procura recomendações e daquelas empresas que procuram ver como anda o seu produto no mercado.

social-commerce-exemplo-pessoas

Estamos falando se vários internautas que diariamente se dispõe a gastar um pouco de seu tempo para avaliar produtos e serviços. Então quer dizer que as pessoas realmente dão a sua opinião assim, de graça mesmo? Mas é claro que sim.

E por que elas fazem isso? Pelo simples fato de que elas acreditam que compartilhar conhecimento ajuda elas a ter mais conhecimento. E perceba que provavelmente o seu produto ou serviço esta inserido neste conhecimento. Não dizem que quanto mais sabemos sobre melhor compramos?

Dentro deste mercado de avaliação de produtos podemos colocar as próprias redes sociais como Twitter, Facebook ou Orkut, os comentários em sites de comércio eletrônico (avaliações no Submarino, Americanas, Saraiva, etc) e claro, serviços como o ::aqui(“http://www.drimio.com/”,”Drimio”)::, ::aqui(“http://my.frugar.com.br/”,”Frugar”):: e o ::aqui(“http://www.bloompa.com.br/”,”Bloompa”)::.

Estes dois últimos exemplos são os principais representantes brasileiros neste mercado de avaliação de produtos que são uma área do Social Commerce (também conhecido como S-Commerce). Com certeza este mercado está engatinhando perto do que ainda podemos ter e com certeza neste mercado que temos diversas empresas vendendo o mesmo produto, seja online ou offline, vamos precisar das avaliações sinceras de outras pessoas para fazer a nossa decisão de compra.

Eu como a maioria das pessoas que conhecem o Google, geralmente pesquisa sobre o produto antes de adquiri-lo pela primeira vez e pelo menos eu, gosto de deixar minha opinião sobre um produto ou serviço para que possa ajudar na decisão de compra de um próximo consumidor.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail