Como o Twitter ganha dinheiro?

Algum tempo atrás postamos aqui no Midiatismo falando sobre “Como o Facebook ganha dinheiro?” onde foi possível perceber que muitas pessoas tem curiosidade de saber como estas redes sociais ganham dinheiro.

Hoje viemos falar do Twitter, popular microblog que ainda procura as melhores formas de tornar seu negócio rentável.

O serviço que existe desde 2007, esta recém começando a descobrir diferentes formas de transformar o serviço em um negócio.

Promoted Tweets, Trends e Accounts:

Desde o início o Twitter sempre foi gratuito, por isso sempre foi esperado que a ferramenta algum dia explorasse a publicidade na forma mais tradicional. Por mais de uma vez a empresa afirmou que não pretendia investir em publicidade online tradicional, colocando banners em seu serviço, mas pretendia encontrar formas conceituais de utilizar a publicidade.

Faz cerca de 1 ano que o microblog começou a investir em suas formas de publicidade, como o Promoted Tweets, Promoted Trends e Promoted Accounts. Como o nome já diz, os “promoteds” que são formas onde as empresas pagam para ter mais destaque em cada espaço, na timeline, nos trending topics e também nas sugestões.

exemplo-twitter-promotedsMais informações sobre os serviços promoted:

Promoted Tweets on Twitter

Promoted Trends on Twitter

Promoted Accounts on Twitter

Feeds no Google, Yahoo e Bing:

A maioria das pessoas acredita que o Twitter atualmente vive só de publicidade e investimento, quase ninguém sabe que ele também ganha dinheiro “alugando” parte de sua ferramenta. Não muito divulgada, esta forma de arrecadação foi uma das primeiras oportunidades da empresa fazer dinheiro de verdade. Segundo informações, este acordo que a empresa faz com Google, Yahoo, Bing e outras empresas que queiram usar os dados referentes a tweets e etc seriam o suficiente para empresa levantas alguns milhões de dólares.

Twitter nos resultados do Google

O que podemos esperar:

Novas formas de publicidade: O Twitter continua buscando formas de tornar o seu negócio ainda mais rentável. Rumores trouxeram informações de que o Twitter poderia estar preparando uma forma de empresas terem páginas personalizadas, ferramenta semelhantes as fanpages do Facebook e que poderiam ser cobradas ou ter formas de arrecadação. Esta semana também pôde-se ver a possível nova forma de anúncio (que pode ser visto na imagem do post, junto com o promoted trends) onde costumavam ter dicas sobre ferramentas do próprio Twitter.

Publicidade Segmentada: Atualmente os promoteds ainda são gerais, sem muita segmentação. Este tipo de publicidade pode ficar mais acessível e segmentada com o passar do tempo, poderemos, talvez em breve, ver qualquer um daqueles serviços voltados apenas para  a sua cidade.

Ferramenta mais acessível a pequenos anunciantes: Atualmente os serviços promoteds podem custar centenas de milhares de dólares, pois tem longo alcance. É possível que junto com a segmentação dos anúncios venham formas de torná-los mais barato e acessíveis para pequenas e médias empresas.

 

Mais informações:

How Does Twitter Make Money

Atualização em 28/02/2012:

Segundo informações do Mashable, o microblog pode também estar vendendo histórico de tweets público. ::aqui(“https://www.midiatismo.com.br/noticias/twitter-esta-vendendo-os-tweets-do-seu-perfil-nao-se-preocupe-tanto-ainda”,”Mais informações acessando este post”)::.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail