Facebook vai exigir mais investimentos por menos atenção (cada vez mais)

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Essas sombras provavelmente são de profissionais desesperados com a queda de engajamento.

Não é mais primeiro de Abril, então você não está lendo errado. Realmente há uma tendência que está sendo muito discutida nos últimos dias. Ás visualizações orgânicas estão diminuindo e a necessidade de investir em posts patrocinados é cada vez maior.

Se formos analisar, talvez esta informação não seja nenhuma grande novidade, pois diversos fatores tornam o Facebook cada vez mais difícil e mais caro para empresas. Você lembra do valor dos anúncios quando começou a usar o Facebook? Lembra como os valores do Google AdWords já foram muito mais baratos? Este é um caminho sem volta, quanto maior a demanda, maior o valor pago pelo serviço.

Também não se podemos apenas culpar a ganância do Facebook, existe um outro fator para atrapalhar o alcance das suas publicações, a concorrência. Muitos de nós fomos os primeiros a criar uma conta no Facebook, provavelmente lá em 2008 ou até antes. Naquela época, quantas empresas você conhecia dentro do Facebook? Hoje a situação é bem diferente, quantas empresas você conhece que NÃO estão dentro do Facebook?

Um número muito maior de pessoas usando, marcas investimento mais tempo e dinheiro na plataforma e aquela sua publicação humilde, sincera e sem anúncios tem cada vez menos relevância dentro do mar de informações.

Quantos % estão vendo as minhas publicações?

Essa é uma pergunta que todos gostaríamos de saber, mas infelizmente não é tão simples. A não muito tempo atrás falavam que uma fan page atingia em média 17% de sua base fãs, hoje cogita-se que o valor tenha chegado a 4%!

Uma pesquisa indireta da [email protected], feita com as mais de 100 páginas que ela administra, mostrou que o alcance orgânico desceu de 12% para 6%, em menos de 1 ano. Para as páginas com mais de 500.000 fãs esse número desceu de 4% para 2%.

Para muitos profissionais responsáveis por administrar diferentes páginas dentro do Facebook, não será nenhuma surpresa se nos próximos meses/anos essa média chegue próxima de zero visualizações orgânicas para publicações de fan pages.

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Minha página está condenada?

Sim Ainda não. Sabemos que estes números são referentes a médias feitas com todas as páginas do mundo todo, ainda há páginas que tem altas taxas de engajamento e interação. Sabemos também que há muito mais pessoas usando o Facebook, portanto, cabe aquela velha questão: Você prefere 10% de 1.000 ou 1% de 1.000.000?

Sei que todos estamos cansados daquela velha dica, o conteúdo é o que mais importa, se o conteúdo for de qualidade, os fãs virão. Sabemos que não é bem assim, porque temos cada vez mais concorrência – e nem estou falando de outras empresas usando o Facebook, mas das várias páginas de humor que se proliferam assexuadamente todos os dia e das fotos de seus amigos, que provavelmente são muito mais interessantes do que o que as marcas tem para falar.

Você acha que o que a sua marca tem para dizer é mais interessante do que as fotos da festa de ontem a noite? É uma disputa muito difícil.

Como está o seu engajamento no Facebook?

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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