Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Eu acho que as fan pages precisam ser melhor no quesito administração

Atualização: Nossos pedidos foram atendidos 🙂

Não faz muito tempo que tivemos uma grande atualização nas fan pages do Facebook, trazendo além da linha do tempo uma forma mais simples de administrar as páginas usando o painel do administrador resumido. Muito útil, já que você não precisa estar logado com a conta da página para ver as notificações. Mas ainda há uma coisa que eu e muitas pessoas ainda sentimos falta, uma forma de gerenciar melhor quem pode fazer o que na página que você está gerenciando.
Atualmente existem apenas dois níveis na hora que alguém acessar uma fan page: ou você é administrador ou você é visitante. Mas isso acaba gerando um grande problema.

Se você é o dono de uma página, mas quer que outras pessoas a administrem, a sua única opção é tornar esta ou estas pessoas administradoras também, que faz com que estas tenham exatamente o mesmo “poder” que você, o criador. Inclusive um novo administrador de uma página pode excluir os administradores antigo, mesmo que este tenha criado aquela fan page.
Eu sei que tudo isto pode parecer um problema muito pequeno, mas leve em consideração que o dono de um estabelecimento deve ser o dono da página, como ele vai deixar que os funcionários ou mesmo agências cuidem da página dele sem ter acesso completo? Bota complicado nisso!
O que o Facebook deve se preocupar em fazer então é justamente encontrar uma forma de você nivelar os usuários. Aqui vão algumas dicas que eu juro que não vou pedir royalties se eles resolverem implementar:

  • Criador. Aquele que criou tem o poder sobre tudo e todos. Pode passar o cargo para outro usuário, caso o mesmo aceite;
  • Administrador. Pode modificar qualquer coisa na página, mas não pode editar/alterar qualquer informações referente ao usuário que crio a página;
  • Gerenciador. Tem a possibilidade de interagir com o conteúdo da página, podendo fazer qualquer alteração nos conteúdos publicados, como por exemplo, deletar spams, editar publicações, postar/editar fotos, vídeos, etc. E claro, poderiam adicionar moderadores.
  • Moderador. Esta seria um cargo em acsenção hoje.  Este nível é o último que ainda pode publicar em nome da página. O papel do moderador é publicar e controlar o que os outros estão publicando, mas neste caso da fan page, o moderador pode ser um “visitante com benefícios”, por exemplo, uma pessoa que pode ganhar mais destaque em suas publicações na página, já que a empresa o vê como um alpha;
  • Visitante. É a pessoa normal, assim como é hoje 🙂

Estas ideias não são nenhuma criação milaborante, são apenas níveis de usuários que são usados com grande frequência em diversos serviços web.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis