É possível planejar um viral?

Marketing ViralBom, planejar é sempre possível,mas o problema mesmo é garantir resultado. Esse é o principal problema do marketing viral, aquele que utiliza as redes sociais (digitais ou não) para gerar uma repercussão a favor de uma marca, mas nem sempre traz o resultado esperado. A principal discussão entre profissionais ou não, é sobre o real efeito do marketing viral e se há possibilidade de planejar ou não o quanto o viral vai funcionar.

Como já respondido na primeira frase deste post, o problema do marketing viral não é planejá-lo, mas antecipar o resultado que ele irá trazer. Muitas empresas tentaram emplacar seus virais, com vídeo muito curiosos, propagandas fantasmas, personagens fictícios, etc. O resultado de uma ação viral é muito imprevisível, é um sistema orgânico que vai ter uma relação muito forte com todas variáveis possíveis para o seu sucesso ou não, e isso não sou eu que estou falando, mas sim a prática que estamos vendo por aí.

O vídeo viral, ação mais comum dentro deste tipo de marketing, começou com vídeos fazendo sucesso, geralmente sem ter nenhuma empresa vinculada diretamente a ele. Com vários vídeos fazendo sucesso,  empresas começaram a ver uma possibilidade de aumentar seu branding, algumas empresas apostaram e conseguiram fazer sucesso. Muita gente diz que não, outras dizem que sim, mas a Nike soube fazer um bom viral quando poucos pensavam nisso:

Em alguns, a marca é mais discreta.

O grande objetivo por trás de qualquer viral é fazer as pessoas comentarem, e assim como um vírus, espalhar a mensagem que leva, as vezes grande e as vezes pequena, a marca da empresa. Portanto, podemos perceber que é possível planejar qualquer tipo de viral, mas por depender das pessoas para o seu sucesso, nem sempre ele atinge os objetivos que foram esperados. Sim, há facilitadores para um viral funcionar, entre os que influenciam no sucesso de um viral, está o planejamento, como utilizar a marca, onde utilizar, quando utilizar, que meios utilizar, qual a verba. Ou seja, assim como qualquer outro tipo de ação, o viral deve ser muito planejado.

Como é muito alertado sempre, não ache que é fácil fazer um viral. Lembre-se sempre, um viral deve ser bem planejado para evitar a negatividade, evitar que o seu viral vire um piada. Alguns vídeos e imagens na internet “viralizam” de forma orgânica, eles simplesmente fazem sucesso e não pense que todos serão assim, boa parte das tentativas de viral não atingem os objetivos.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail