Categorias
Diversos Isso Muda os Seus Negócios

Debate sobre liberdade editorial vira ataque social a @naosalvo, @cleycianne e @rosana – #cpbr5

No final da manhã desta quinta feira, dia 9, começou um debate que parecia muito promissor. Com o título “Debate: Liberdade editorial em blog, existe ou não?“, Maurício Cid (@naosalvo), Thiago Pereira (@cleycianne) e Rosana Hermann (@rosana), discutiriam sobre como funciona a liberdade editorial no blog, que em teoria é uma ferramenta pessoal, em um momento onde você atinge grandes massas.
Eu peguei o bonde andando e resolvi acompanhar o debate para ver o que pessoas com tantos seguidores tinham para falar sobre a liberdade editorial, questão que é vista com muitos problemas na “mídia tradicional” e sempre depositou as suas esperanças nas “novas mídias”. Mas nem tudo é como parece. A discussão era muito interessante, falando sobre a responsabilidade de um personagem a partir do momento que ele tem tanta influência quanto algumas mídias de massa, atingindo milhares (ou até milhões) de pessoas em poucos minutos.

Mas no final das contas o debate virou um debate mesmo quando houve espaço para as perguntas, que acabaram virando uma espécie de “ataque aos blogueiros de humor“. Além das críticas por edição falsa no Wikipedia que Cid comentou ter sofrido após a brincadeira de ontem, o espaço de perguntas deste debate acabou sendo utilizado para diversas pessoas fazerem questionamentos sobre a responsabilidade de pessoas “influentes” nas mídias sociais em “ajudar” a evolução do país. Ou melhor, pessoas que acusavam estes e outros de serem ativistas da “desinformação“.
Acredito que sim, isso gere uma boa discussão, mas se não fosse por algumas respostas de Rosana Hermann, não conseguiria ver qualquer esforço dos outros participantes em tentar levar isso para uma questão social. Ambos deixaram claro que não sentem essa responsabilidade e eu acredito que nem deveríamos cobrar isto deles. Você deve saber que o que está vendo pode não ser verdade, mas isso não pode ser culpa apenas do emissor. Como trazido em um dos comentários da platéia, falando assim podemos soar como falsos moralistas. Em sua fala Cid lembrou que:

Eu tenho mais seguidores, mas isso é apenas um número. A minha responsabilidade é a mesma que qualquer um de vocês.

Acredito que as discussão em torno de veracidade de informações é sim relevante, mas não em um palco que pretendia debater a liberdade que os participantes tinham de expor a sua opinião ou conteúdo. Acho que foi um debate bem interessante de ser assistido, justamente porque pela primeira vez eu vi um debate real, não apenas um monte de pessoas concordando com tudo.
Atualização: Teve gente que discordou do meu comentário de que a @rosana foi “atacada”, mas é uma questão relativa ao contexto mesmo. No final das contas, apenas os dois responsáveis por seus blogs de humor mais “ácido” que foram mais cobrados pela questão da “responsabilidade social”.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis