3º dia de #CPBR é marcado pela batalha entre velho e novo e pela morte de Seu Barriga #ripseubarriga

O terceiro dia de Campus Party Brasil foi marcado pela piada que virou Trending Topics mundial no Twitter em menos de 5 minutos. A piada com a “morte” de Seu Barriga, que incluía tweet de algumas pessoas famosas e uma edição falsa no Wikipedia, fechou com uma oficina prática de como fazer um hoax, ou “conteúdo falso“, onde o blogueiro Cid, do blog Não Salvo, inventou na hora a mentira, na frente dos olhos de todos participantes. Fechou a palestra lembrando que “tem empresas que pagam R$200.000 para tentar isso, e a gente consegue em minutos. Não importa o que você faça, o humor do mal sempre vai prevalecer nesse meio“.

Mas o dia também teve muito conteúdo, não apenas piadas. Tivemos diversas palestras notáveis hoje, como o debate “As empresas e o mundo sem controle das mídias sociais”, que cobrimos aqui no blog; o debate “O fim da blogosfera moleque?”, onde diversos donos de blogs famosos falaram sobre a mudança no comportamento dos blogs de uma forma geral;  a palestra sobre games e marcas, na parte de jogos, que também cobrimos aqui; o bate papo “Desafio Aceito”, onde aconteceu a brincadeira do Cid;

O dia também foi marcada por muitas ações de marketing de várias empresas patrocinadoras do evento que fazem as mais diversas ações aqui dentro. Não precisa ficar muito tempo olhando para os lados para encontrar uma fila para brindes, alguém correndo para participar de promoções ou alguma gritaria em um canto do evento. A tendência é de que essas ações sejam ainda mais frequentes, é claro.

Em relação aos acontecimentos de hoje, gostei de ter assistido o debate em relação ao controle das mídias sociais na manhã deste dia 8, mas fico com a mesma opinião que tive sobre outro debate no dia anterior. Mesa de debate é para debater, não para ficarem sempre concordando. Eu sei que é complicado, pois as vezes depende também do conteúdo da palestra e da organização de efetivamente saber quem vai estar de cada lado em um debate. Enfim, isso acaba não sendo um crítica direta, mas algo que poderia ser muito melhor explorado nesse sentido.

Cid enquanto preparava a "brincadeira"

A brincadeira ao vivo do Cid (@naosalvo) foi muito interessante porque mostrou (ao vivo) como na internet tudo é muito instantâneo. A falsa mensagem da morte do Seu Barriga enviada por ele e compartilhada por alguns outros perfis famosos virou trending topics mundial em apenas 2 ou 3 minutos! É claro que isso se deve ao fato do crescimento repentino e não apenas por conta da quantidade, mas é impressionante de qualquer forma a adoção das pessoas que seguiam o perfil. Mesmo sabendo que se trata de um perfil de humor, que tem histórico de piadas semelhantes, a grande massa simplesmente retweeta sem dar muito valor ao que estão enviando.

Tive a oportunidade de assistir diversas outras palestras, algumas fora da área de Mídias Sociais e tudo isso foi muito interessante para aprender coisas novas, mas o grande problema da maioria dos debates, mesas e palestras é que nem sempre estas pessoas tem “vocação” para isto e algumas vezes o conteúdo acaba ficando em segundo plano por conta de uma apresentação ruim. Mas isso é um problema geral, não apenas aqui da Campus Party Brasil.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail