Categorias
Diversos

Conteúdo disponibilizado online pode ser fonte?

Pouco tempo atrás estava em uma palestra sobre mídia e celebridades onde a palestrante, que trabalha em um dos grandes portais da área no Brasil, comentava a utilização de fontes em seu trabalho como jornalista deste meio.
O assunto era muito interessante, principalmente pelo fato de trabalhar diretamente com a mídias sociais no dia-a-dia. Mas em meio a esta discussão uma fala em especial me chamou bastante atenção e inclusive foi enfatizada com um “infelizmente” pela palestrante. Segunda ela, tal portal não libera a utilização de material online como fonte, ou seja, é considerado uma fonte apenas a partir do momento que está impresso.
Acho que este posicionamento é polêmico, principalmente para nós que trabalhamos com estas ferramentas bastante . Para quem escreve em blogs (e outras mídias sociais) chega ser uma ofensa dizer que tudo que você publica não tem valor por não estar impresso, por não ser tangível.
jornal impresso e jornal digital
Com certeza isto gera muita polêmica, será que tudo o que é escrito online não tem valor? Será que este texto que você está lendo agora não significa nada, não tem valor? Também não podemos ignorar que há muitas pessoas escrevendo muitas bobagens na internet. Mas e aí, como ficamos com esta questão do que é fonte ou não?
E você o que acha desta atitude deste portal para grande conglomerado de comunicação do Brasil?

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis