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Conheça os 4 Cs para construir uma comunidade

O termo “comunidade” no Brasil está muito ligado ao Orkut, mas devemos entender que vai muito além da rede social. Já podemos considerar as fan pages do Facebook como comunidades online, já que são locais virtuais onde as pessoas trocam/compartilham conteúdo com indivíduos que partilham do mesmo interesse.
Empresas já perceberam que fortalecendo estas comunidades elas conseguem ter muito mais influência sobre estes consumidores em potencial. Fugindo das grandes redes sociais como o Facebook, as empresas procuram atrair os seus consumidores para comunidades próprias afim de ter uma aproximação ainda maior e um relacionamento mais profundo com estas pessoas.
O desafio portanto se torna não apenas a parte técnica da construção, mas a parte social. Como construir com eficiência uma comunidade para interagir com estas pessoas?
 

O pessoal do Social Media Explorer fez um texto bem legal sobre a construção de uma comunidade respeitando os “4Cs”, resolvi então transportar este texto para cá.

  1. Conteúdo:
    O conceito de comunidade já se refere ao conjunto de indivíduos com interesses em comum. Neste caso o conteúdo sobre determinado assunto (ou marca) é quem consegue unir as pessoas no mesmo local. Valorizar este conteúdo e incentivá-lo é fundamental.O conteúdo de qualidade vai ajudar os indivíduos da comunidade a se destacarem dentro de sua organização. Se o indivíduo destaque for o próprio criador da comunidade, vai lhe trazer ainda mais valor.
  2. Contexto:
    Conhecer e respeitar o contexto em que a comunidade se encaixa é um passo importante para que você consiga construir e fortalecer a comunidade que participa. Lembre-se que em uma comunidade há certos interesses em comum, mas que todas pessoas são diferentes.
  3. Conexão:
    As pessoas procuram se reunir em comunidades para compartilhar e trocar conteúdo. Uma comunidade só cresce e tem valor quando as suas conexões são valorizadas.Cada membro deve ser uma peça fundamental da rede como um todo. Valorizar todos participantes e criar laços fortes com eles com certeza vai influenciar no engajamento que os membros vão ter com a comunidade.
  4. Comentários:
    Como levantado nos outros itens, o conteúdo que você traz para a comunidade dentro de um contexto fortalece as conexões, mas apenas isto não vai criar vínculos fortes com todos os membros.
    Responder comentários e estar atento ao que é comentando sobre a sua comunidade (dentro e fora dela) ajuda a incentivar os comentários e valorizar o que o resto da comunidade tem a dizer.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis