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Coisas que o Linux pode ensinar sobre mídias sociais.

Recentemente me tornei usuário de Linux, mais especificamente do Ubuntu 10.10. Ainda de forma experimental, meu objetivo é apenas conhecer um pouco mais sobre a ferramenta, matar minha curiosidade. É sempre bom ter uma visão diferente, ainda mais para mim que usou praticamente só Windows.
Enquanto testava diversas funções e procurava ajuda sobre outras reparei em como o nome Linux é ativo e como sua comunidade é ativa. Pensando em todos os diversos fatores do sistema resolvi trazer aqui algumas percepções que tenho e mostrar a ligação que eu acredito ter com o marketing digital.
O Linux é um sistema operacional de código aberto, conhecido por sua crescente evolução, é usado como exemplo de funcionamento da colaboração. Qualquer profissional que pretenda trabalhar com relacionamento online deve ter como referência a ideia de Linus, criador do Linux.

Não seja egoísta, transparência é importante.

Como já mencionei anteriormente, o Linux é um dos principais exemplos quando falamos de código aberto. Mas o nosso objetivo aqui não é dizer que todas as empresas devem se portar como um software livre e deixar tudo exposto. O meu objetivo aqui é mostrar que a empresa deve ser transparente, da mesma forma que o código do Linux.
Não pense que ser transparente neste sentido significa abrir todos os documentos, pesquisas e estratégias de sua empresa, a ideia neste caso e se relacionar com o seu consumidor de forma verdadeira, sem esconder ou omitir erros ou ignorar fatos.

Seja open source, deixe os seus consumidores fazerem parte e construírem o seu produto.

Uma coisa que todos aprendemos com o Linux e com Wikipedia, outro exemplo do sucesso da colaboração, é que o poder da colaboração pode construir coisas incríveis. O seu relacionamento com os consumidores deve seguir da mesma forma, deixe-os fazer modificações, talvez assim você descubra uma nova forma de vender o seu produto ou até torná-lo melhor.

Comunidades são fundamentais, deixe seu consumidor fazer e apóie-a.

A maioria dos grandes serviços e produtos tem alguma comunidade no Orkut ou um fórum dedicado apenas a ele. Essas comunidades são fundamentais e devem ser ouvidas e incentivadas.
Este tipo de relacionamento entre os consumidores fortalece o seu produto/serviço dentro daquele nicho, tornam alguns de seus usuários os verdadeiros defensores da marca. Sem contar que estas redes online servindo como uma ótima ferramenta de suporte e podem poupar muito tempo do atendimento de uma empresa. Deixe que os próprios usuários se ajudem, mas esteja sempre presente para que ninguém fique muito tempo sem resposta.

Ofereça o que procuram e construa evangelizadores.

Talvez o que torne as distribuições Linux tão especial não seja a sua qualidade, o fato de ser gratuito ou de ser aberto, o que faz estes crescerem tanto é provavelmente os seus usuários. Em geral usuários de Linux são muito fiéis ao sistema que usam.
Como conseguir consumidores tão “evangelizados”? Dê a eles o que querem, não os engane, seja ativo e participativo no relacionamento entre o consumidor e seu produto. Incentive os usuários a dar suas opiniões, sugestões e criticas, deixe-os se expor, mas caso não queiram, tudo bem.
Deixe que seus vendedores aprendam com os usuários de Linux, grande parte deles sabem vender o produto muito bem porque o conhecem. Sim, usuários de o Linux vendem, não em troca de dinheiro, mas eles fazem a propaganda e ajudam no “pós-compra”.
É importante que sua empresa esteja presente antes da compra, ela esta tentando convencer alguém a usar o seu produto. Esteja presente durante o seu uso, pergunte se a pessoa gostou, mostre-se interessado em suas opiniões o e o ajude a desfrutar do que adquiriu. Lembre-se de não chatear o seu cliente, tudo isso deve ser feito com bom senso.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis