Blogs corporativo não são nenhuma novidade, em pleno 2010 temos diversas empresas, principalmente as grandes, utilizando alguma forma de blogar . Estas poderosas ferramentas corporativas, como o nome já diz, tem como fim serem utilizadas por empresas, de diferentes formas, sendo as mais comuns a divulgação interna e a divulgação externa.
Externo:
Este tipo de blog pode tem como suas principais metas estabelecer um canal de comunicação mais próximo do cliente final. Existem diversas formas de estreitar laços com o seu cliente assim como também há varias utilidades para isto, a empresa pode apenas querer abrir um canal de comunicação para facilitar a vida do usuário, principalmente se estiver tratando com clientes que em sua maioria são internautas. Outra utilidade muito comum na parte de relacionamento com o cliente é utilizar o blog para fazer comunicados, principalmente no ramo de serviço, avisando sobre novidades e/ou problemas. Algumas empresas já vem utilizando o blog para tornar a empresa mais transparente, falando de seus dia-a-dia e mostrando como a empresa funciona, criando assim um laço mais forte com o público.
Interno:
Este tipo de blog é o que normalmente as pessoas não tem acesso estando fora da empresa, feita apenas para funcionários tem como objetivo, em geral, estabelecer os mesmo tipos de contato que os blogs corporativos externos podem, mas voltando desta vez para a parte interna da empresa, como os próprios funcionários. Para empresas que tenham um número muito grande de funcionários, ou diversas matrizes espalhadas, os blogs internos podem ser uma ótima alternativa para substituir aqueles clássicos murais de recados. Um bom uso é se as pessoas ou setores também puderem utilizá-lo ou interagir nele, criando assim laços internos mais fortes, tanto com a empresa como entre os funcionários.
Categorias