Blogs Corporativos, free Vs pago e SEO.

Um tempo atrás fiz um post sobre o uso de blogs corporativos em sistema gratuito, como Blogspot e WordPress.com, ou sistema com servidor próprio utilizando WordPress.org e etc. O André Siqueira deixou um comentário levantando uma questão que havia faltado no post e esta acabou originando este post, o uso do blog corporativo como ferramenta de SEO.

O uso de blog em servidor próprio (WordPress, Joomla, etc) tem diversas vantagens, como já comentamos no outro post, oferece mais controle ao administrador, é uma ferramenta mais personalizável, oferece a possibilidade de construir estruturas diferenciadas e tem um nome personalizado, o que passa muito mais confiança para o visitante. Neste post vamos acrescentar mais alguns itens para esta lista, o uso desta ferramenta como uma estratégia de SEO.

Entre tantas vantagens uma que se destaca bastante quando falamos do uso de servidor próprio é a possibilidade de incorporar o blog ao site, tornando aquele endereço mais forte dentro dos buscadores. Esta técnica de SEO consiste em criar um blog como uma área de um site, como por exemplo, usando um diretório chamado /blog dentro do site principal, ficando assim: www.endereço.com.br/blog ou mesmo um subdomínio, como por exemplo, blog.endereço.com.br/.

Blog como ferramenta de SEO

A fórmula que os buscadores utilizam para classificar as suas buscas ainda é um mistério para boa parte da humanidade e por isso ainda é muito complicado você utilizar técnicas sem saber a total eficácia das mesmas. Mas entre tantas técnicas, algumas já são consideradas muitos importantes pela maioria dos profissionais de SEO. Mas quais são elas? Número de páginas indexadas, número e força das URLs (endereço), títulos e meta tags do site, o número de sites que apontam para este site, enfim, várias técnicas que podem ser facilmente potencializadas com a utilização de um blog interno no website.

Enquanto um site comum teria de 5 a 10 páginas indexadas, por exemplo, um blog dentro do site iria oferecer um crescimento constante no nº de páginas indexadas, dependendo apenas da quantidade de posts, evitando copia de conteúdo, afinal, o Google e cia não são bobos. Um número maior de páginas dentro de um site aumenta as chances deste ser encontrado, aumentando o tráfego do site principal. O blog interno torna o site mais dinâmico, faz com que sempre surjam novos visitantes.

Enfim, está estratégia traz diversas vantagens, em algumas estratégias são melhores do que investir em links patrocinados. Se levarmos em conta o número de vantagens e desvantagens, vamos perceber que o investimento em servidor próprio é muito interessante para empresas que querem utilizar um blog corporativo.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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