As regras e dicas para você aprender como fazer promoções no Twitter

Apesar de muitos questionarem a eficácia de promoções no Twitter, essa ainda é uma das formas mais interessantes de divulgar o seu perfil e ajudar a ganhar alguns seguidores. Lembre-se que a promoção não deve sortear qualquer coisa, pois desta forma você estará atraindo seguidores que te abandonaram depois.

As promoções no Twitter já tiveram o seu auge, onde haviam inclusive perfis apenas para espalhar e retweetar promoções. Elas existem ainda, mas é um pouco mais incomum de se ver. Acho que podemos atribuir isso a falta de expectativa das pessoas em participar destas promoções e também das empresas que estão preferindo voltar os seus esforços ao Facebook. Falando nisso, se você quiser fazer promoções no Facebook, recomendo este nosso outro post.

Então como eu faço uma promoção que realmente vale a pena?

Em geral, o objetivo de uma promoção é puramente para arrecadar seguidores, então o melhor é que você aproveite esta característica para encontrar bons seguidores. Não pense nos números, pense em seguidores qualificados e no número de interações.

E como eu faço para ter apenas “seguidores de qualidade”? Sorteie algo que o seu público-alvo realmente estime, algo que com certeza vai agradar quem for do ramo que você quer atingir. Produtos muito genéricos ou de pouco valor não chamam mais atenção. Sortear xícaras e canetas não vai funcionar.

Uma promoção pode ser muito mais interessante se envolver interação com os participantes, ou seja, não vai ser apenas um “tweete/retweete“, pode ser algo muito mais interativo. Você pode, por exemplo, fazer um quiz de alguns dias, cada resposta vale X pontos e quem tiver mais pontos ganha. As possibilidades são infinitas, basta usar a sua criatividade.

Uma promoção boa tem os seguintes elementos:

  • Busca seguidores de qualidade;
  • Sorteia produtos que tem valor para o público-alvo;
  • O valor do prêmio não deve ser baixo. Não falo em valor financeiro, mas o valor para aquele grupo de pessoas;
  • Busque interações com a promoção, não apenas números;

Quais são as regras do Twitter para fazer promoções e sorteios?

Segundo as diretrizes para sorteios e concursos do Twitter, as regras são as seguintes:

  • Desestimular a criação de várias contas;
    Um dos maiores problemas do Twitter e qualquer promoção nele é que as pessoas gostam da ideia de criar vários usuários falsos para ter mais chance. Por respeito ao Twitter e até mesmo a sua marca, deixe claro que perfis suspeitos não podem levar o prêmio e o vencedor pode ser desqualificado se for comprovado que o mesmo participou com mais de um usuários.
  • Desestimular o envio repetido de um mesmo tweet;
    Normalmente nestes sorteios alguns usuários ainda acreditam que enviar tweets iguais várias vezes ao dia irá aumentar as chances deles ganharem. Você não deve apenas desencorajar, mas também fazer o máximo para evitar que isto aconteça. Se o seu sorteio servir apenas para gerar spam para os outros, não será muito interessante.
     
  • Sugira aos usuários que incluam no tweet uma @resposta ou @menção para facilitar a visualização dos competidores;
    Todos os participantes ao enviarem um tweet/retweetarem uma mensagem devem colocar um @~~ direcionado para o seu perfil, deste modo você consegue controlar melhor as participações.
  • Incentive o uso de temas relevantes no seu concurso;
    Não apenas pela regra, mas até pelo sucesso de sua promoção é interessante que você crie uma #hashtag única para ela. Procure não usar uma hashtag que já esteja sendo usada, pois poderá gerar confusão entre os participantes e mensuração de resultados. O Twitter avisa que incentivar uso de tags que não estejam relacionadas ao tweet violam as regras do serviço.
  • Sigas as regras do Twitter;
    O Twitter não tem muitas regras e elas são bem fáceis de entender, portanto, antes de fazer qualquer sorteio ou promoção, acesse este link e entenda um pouco melhor delas.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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