Algumas considerações sobre link building. Você sabe o que é?

O link building é um dos principais fatores para posicionamento nos buscadores. Está área consiste na construção e gerenciamento de links que apontam para o seu site, saber de onde eles estão vindo, como e por quê.

Está técnica é fundamental para estratégia de SEM (search engine marketing), geralmente muito mais importante do que ter URLs amigáveis, títulos, meta-tags, etc. Para o Google e a maioria dos buscadores é mais importante saber quem considera você relevante do que o fato de você estar bem construído.

Não é uma questão muito difícil de entender porque, afinal, faz muito sentido uma página que todo mundo fala bem ser melhor posicionada que as demais.

"Anatomia" de um link. (Imagem via MestreSeo)

Como construir link building com eficiência

Para ter sucesso na utilização de link building você precisa ter alguns fatores em mente:

  • Ser linkado por sites da sua área dão mais relevância ao link;
  • Palavras que estão no texto âncora (o texto que está sendo usado de link) e o da descrição do link (tag title) tornam ele mais forte;
  • Conteúdo relevante tem a tendência natural de receber mais links e indicações;
  • Coloque o link do seu site em diversos lugares que você frequenta, como fóruns, redes sociais, portais da área, etc (mas coloque onde for relevante);
  • Comente em outros blogs e fóruns, mas faça comentários consistentes e complementares, nada de “Nossa legal. Também escrevi sobre isso [link]”;
Estas são apenas algumas práticas que podem tornar o seu site muito mais relevante. No final das contas o mais importante sempre é ser relevante 🙂

Mais dicas de Link Building no blog Direct Performance e no MestreSEO

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail