Agora você já pode fazer download de todos os tweets do seu Twitter

Lembra no final de 2012 quando foi anunciado que poderíamos fazer download do arquivo completo de nossos tweets? Pois então, já se passaram alguns meses e a funcionalidade ainda não está disponível para nós brasileiros, como era de se esperar.

Mas não devemos entrar em histeria, pois o @LeoMaia publicou no Youpix uma forma de ~burlar o sistema~ e conseguir fazer o download do seu arquivo de tweets. O processo na realidade é muito simples, na verdade são apenas 3 passos:

  1. Entre nas configurações do Twitter e altere o seu idioma e localização para EUA. Seu Twitter agora está todo em inglês; (Não é mais necessáro).
  2. Agora, ainda na mesma página, role até o fim dela. Você deve estar vendo um novo botão, “Request your archive” (Ou Solicitar o Seu Arquivo). Clique nele para receber um arquivo .ZIP em seu email;
  3. O processo não costuma demorar muito, em alguns minutos você deve receber a sua solicitação. Com o arquivo em mãos, descompacte ele e abra o arquivo “index.html” em seu navegador e pronto!
Arquivo do meu Twitter (eu_dennis) contendo todos os meus tweets.

Arquivo do meu Twitter (eu_dennis) contendo todos os meus tweets.

Lembrando que ao fazer o download, você terá acesso a todos os seus tweets até aquela data, mas você sempre poderá fazer download do arquivo novamente. Caso você queira ter um arquivo sempre atualizado, a @rosana compartilhou este link que mostra como sincronizar o seu arquivo de tweets com o Google Drive utilizando scripts.

O processo não é muito complicado e basicamente envolve a possibilidade de criar uma pasta dentro do Google Drive, usá-la como um site público com os seus tweets e ativar um script que irá atualizar o arquivo periodicamente. Você pode configurar tudo isto acessando este link e seguindo as instruções em inglês.

É sempre bom avisar que se você usa Twitter a bastante tempo, pode não ficar muito contente com o que irá achar. Nem sempre é muito saudável desenterrar o passado.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail