5 perguntas mais freqüentes sobre mídias sociais

Faq mídias sociaisTodo dia aparece uma nova empresa querendo investir tempo e dinheiro nas mídias sociais e sempre que isto acontece aparecem as mesmas perguntas. Tentando evitar que algumas perguntas sejam feitas novamente listei 5 perguntas freqüentes com suas devidas respostas. Dá próxima vez que alguém lhe fizer alguma delas você pode indicar este post para evitar que abra espaço para outras perguntas comuns.

#5 Porque se importar com as mídias sociais?

Confira também: Vai um viralzinho aí?

Simplesmente porque esta revolução que estamos fazendo parte vem mudando paradigmas e estamos expostos, cada vez mais, a um mundo tecnológico. O número de pessoas online vem cada dia crescendo e não há previsão de quando irá parar, talvez um dia teremos praticamente toda a população do mundo navegando na internet. O principal fator para qual se deve importar e aproveitar o máximo que estas novas mídias, geralmente sem muito custos, podem trazer. Se você, assim como eu, é do Brasil também deve levar em consideração uma recente pesquisa: O Brasileiro é o que mais adota as redes sociais

#4 As pessoas acreditam mais nos blogs do que nas mídias tradicionais?

Essa pergunta vai depender de vários fatores, como por exemplo de qual é a quantidade de exposição que tem com as “novas mídias” e as mídias tradicionais. De uma forma geral as pessoas consideram a opinião trazida por blogs mais relevante do que as vindas de mídias tradicionais. Porque? Bem simples. Este acontecido se deve ao fato de por trás de blogs em geral estarem pessoas dando suas opiniões sinceras, em geral, sem se preocupar com patrocinadores, política, religião, etc. A forma que mais influência as pessoas, desde sempre, é o boca-a-boca, que acaba tendo grande relação com as mídias sociais.  Uma exemplo deste acontecimento está presente aqui: Twitter, o novo boca-a-boca A grande frase que explicaria isso é: “Eu acredito em pessoas como eu.”

#3 Como eu faço para as pessoas falarem de mim na internet?

Provavelmente elas já estão, a diferença se deve ao fato de sua presença online aproximar você das pessoas, podendo assim ter um contato mais direto e monitorando a sua marca dentro da web. Para as pessoas falarem sobre você, deve-se compartilhar conteúdo, levar informações e agradar as pessoas a ponto que elas o considerem relevantes para serem citados. Outra forma também é fazer tudo pelo modo errado, provavelmente alguém vai falar de você, mas provavelmente não será nada agradável.

#2 Como eu controlo comentários ruins sobre mim?

Você não tem como controlar, apenas tem como tentar amenizá-los e utilizá-los para saber o que está fazendo de errado para assim evitar novos comentários ruins.

#1 Você pode escrever um blog para mim?

Dificilmente, afinal, a opinião é sua e apenas você tem posse dela… acredito que ninguém irá conseguir fazer isto por você.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail