5 erros que você não pode cometer ao investir em Google AdWords e semelhantes

Algum tempo atrás vi estas dicas no blog Resultados Digitais, falando dos erros mais comuns ao se configurar um anúncio no Google AdWords. Bom, resolvi trazer as dicas aqui e acrescentar mais algumas coisas a cada uma delas.

Na maioria das ferramentas em que você pode investir em publicidade online o gerenciamento de uma campanha é simples, tanto quanto a criação dos anúncios dela. Mas toda essa facilidade de configuração esconde a real dificuldade que é fazer cada centavo investido realmente valer a pena. Lembre-se, um anúncio bem configurado pode valorizar muito mais o seu investimento.

A ordem das dicas é a mesma do post da Resultados Digitais, mas trouxe a minha própria visão e alguns extras 🙂

1º Erro: Mandar o usuários para lugares sem informações ou não adaptados:

É comum você fazer uma pesquisa no Google, encontrar um link patrocinado interessante, clicar e se decepcionar. Quem disse que isso nunca aconteceu provavelmente é porque não pesquisa muito ou realmente clica poucas vezes nos links pagos.

Ao cria uma campanha em qualquer ferramenta que lhe possibilita links externos, como Google AdWords, Facebook Ads, LinkedIn Ads, etc, é importante você estar atento para onde (e como) vai encaminhar aquele visitante. Lembre-se de que o mais indicado é você ter uma landing page específica para cada anúncio/campanha. Recomendo dar uma olhada no post “5 dicas para a criação de uma landing page“.

A necessidade de saber para onde você está mandando o us1uários é fundamental, porque ele precisa chegar em uma página que seja condizente com o anúncio que ele clicou. Uma página bem otimizada também ajuda o usuários a chegar onde você queria, seja comprar um produto ou entrar em contato com a sua empresa.

Ah, se você investir em formatos mobile não se esqueça de fazer uma landing page que seja otimizada para o formato. Não vá fazer uma landing page mobile que use Adobe Flash, por exemplo.

2º Erro: Não segmentar bem a campanha e acabar jogando dinheiro fora:

Embora possa parecer fácil segmentar uma campanha, pode ser uma tarefa extremamente complexa. Quando você for criar os seus anúncios seja organizada, crie diferentes campanhas, preferencialmente com diferentes destinos e testando diversos tipos de segmentação.

Na publicidade online o foco é super importante, uma campanha mal segmentada é dinheiro jogado fora, na certa.

3º Erro: Escolher dezenas de alvos e achar que vai acertar todo o público-alvo:

Quando se está fazendo anúncios em alguma das plataformas você acaba ficando fascinado com a quantidade de alvos que poderá direcionar o seu anúncio, por isso acaba enchendo de palavras-chave e/ou grupos-alvo o seu anúncio. Não faça isso, porque assim os seus anúncios vão acabar se tornando genéricos, sem um alvo específico.

Procure criar vários anúncios, várias campanha, sempre testando e procurando a melhor forma de segmentar cada um deles.

4º Erro: Achar que clicar em ‘finalizar anúncio’ significa que seu trabalho terminou:

Talvez não seja o erro mais comum, mas infelizmente assola muitas campanhas que devem estar no ar no momento em que você lê este texto. As pessoas pensam que na hora que envia o seu anúncio para a revisão do serviço já podem ir limpar as mãos e procurar a próxima tarefa do dia, mas acalme-se. Sente-se de novo na cadeira e continue trabalhando!

O envio do(s) anúncio(s) é apenas a primeira etapa, porque você ainda deve fazer diferentes versões dos anúncios, procurar relatórios periódicas e modificações constantes. Testes A/B são muito bem vindos, sempre!

5º Erro: Achar que seus resultados estão perfeitos:

Você fez uma campanha, mesmo sem muitas modificações e ela está indo super bem. O profissional se sente realizada e o cliente se sente satisfeito ao ver o seu investimento dando certo.

Esqueça isso. Por melhor que sejam os resultados, nunca é tarde para tentar uma nova abordagem, um novo formato, sempre se pode melhorar, sempre se pode continuar testando.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail