Ginga e o futuro da interatividade na TV Digital do Brasil

A TV Digital no Brasil chega cada vez com mais força, chegando aos lares de todos que já tem o adaptador ou já compraram aparelhos com o receptor integrado. Mas não é apenas de qualidade de sinal que devemos lembrar quando falamos de TV Digital, pois ela nos permite algo muito além disso. A interatividade é uma das grandes novidades que veio com a TV digital, mas infelizmente poucos aparelhos tem a função habilitada e poucos canais oferecem algum recurso ligado a isto.

exemplo de tv digital no brasil sbt Ginga e o futuro da interatividade na TV Digital do Brasil

Algum tempo atrás foi anunciado que o governo estava tando um grande salto no incentivo para a TV interativa no Brasil, mas principalmente pelo fato de estar dando uma grande força ao Ginga, que é o projeto brasileiro, criado para o sistema brasileiro de TV digital e o principal, é feito através de software livre. Segundo a notícia que saiu no Imasters algum tempo atrás, o governo quer que mais de 30% das televisões que são produzidas dentro do país em 2012 tenham o Ginga.

A TV Interativa é realmente uma coisa legal que pode mudar bastante o entretenimento na televisão, mas você sabe como realmente funciona este software livre brasileiro? Aqui tem um vídeo que é um bom exemplo, mostrando o aplicativo da Globo para a Copa do Mundo de 2010 em funcionamento.Lembrando que está tecnologia não precisa de uma conexão com a internet para funcionar, mas precisa dela caso queira interagir com dados e conteúdo, como em uma enquete, por exemplo.

Apesar de tudo, muita gente acredita que a tecnologia, apesar de muito legal e interessante, não deve vingar e assim como fora do Brasil, deve ficar em segundo plano. Esta parece mais uma daquelas tecnologias promissoras, mas que faltam interesse do consumidor em usá-las.

Midiatismo News

Receba um resumo das principais notícias e links sobre comunicação e marketing digital. Direto em seu email. De graça!