Para trabalhar com marketing digital você precisa um pouco da Cultura do Teste

A tecnologia evolui constantemente, mais rápido do que a maioria de nós consegue acompanhar. O marketing digital é ligado diretamente a este mundo da tecnologia, portanto, para quem trabalha nesta área, deve estar atento as mudanças dela e como elas podem ser aplicadas ao marketing, descobrindo assim novas ferramentas para melhorar o seu trabalho.

A “Cultura do Teste” que eu chamo aqui é justamente o comportamento de testar tudo que aparece. Quem está envolvido com marketing digital vai sempre precisar um pouco disso. Nem sempre livros, palestras e blogs vão lhe dizer tudo que você precisa, muitas vezes estes não conseguem apresentar a prática que você precisa entender para conseguir compreender o funcionamento das novas ferramentas.
Notice: WP_Query foi chamado com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 4023

Uma vez alguém disse (ironicamente) em uma palestra : “Todo mundo aqui lê livros, assiste apresentações do TED e frequenta palestras, então o que nos diferencia? A experiência.

Se você quer dominar bem a ferramenta que usa, seja ela qual for, você vai precisar testar, testar e provavelmente vai errar também, isso faz parte. Por isso, sempre que se falar de uma ferramenta nova que tenha relação com a sua área, vai lá e cria uma conta, crie um perfil, mexa, teste, faça funcionar, só assim você vai realmente saber como as coisas funcionam. Somente conhecendo a ferramenta você vai ter embasamento para dizer se ela é boa ou não.

Sabe aquele ditado que diz: “Que não arrisca não petisca?” Pois então, você deve tentar, deve errar, tudo isso faz parte da aprendizagem.

Quer saber qual a melhor forma de realizar bons testes? Use o método A/B, onde você coloca duas realidades em conflito, analisando simultaneamente ambas e assim pode tirar melhores conclusões.

Ninguém aprende apenas lendo, da mesma forma que ninguém aprende apenas fazendo. Você precisa fazer para aprender e você precisa ler para compreender. Não estou certo?

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Certíssimo!!!

  • Antenor Antunes

    Muito bom !

  • Thati Sestrem

    A Comunicação é não é uma ciência exata. O que percebe-se é que muitos profissionais tem medo de testar (e eu inclusive já me enxerguei com receio em várias situações). Mas como mencionou o artigo: de que forma iremos aprender? Temos sim que ter coragem e dar a cara a tapa. Na Comunicação, erramos e aprendemos todos os dias. Gostei bastante do artigo e é uma pedida repetir a leitura se por ventura tiver receio de investir em alguma estratégia.

    • Obrigado Thati, ótimo comentário. Queria apenas fazer uma observação quanto a “a comunicação não é um ciência exata”, gostaria de acrescentar algo. Ela não é exata, mas também não é mitológica, ou seja, testes também mostram tendências neste mundo 🙂

  • Perfeitas colocações!!!

  • certíssimo!!!

  • C Paoletti

    Perfeito, o texto além de acessível é de fácil compreenção , para todos os níveis.
    Estimula o principiante e aqueles que ainda não descobriram o caminho das pedras.
    Tentar, Tentar, Tentar, uma hora dá certo.
    O profissional de Marketing que despreza esta prática terá dificuldades como gestor em qualquer organização moderna.
    Devemos ousar e testar sempre.

    • legal, obrigado pelo comentário. Assim como mostrei no texto, a ideia vai além de apenas tentar, você deve tentar e entender porque funcionou ou não, só assim você vai conseguir amadurecer uma ideia.

  • Rhuantorres

    Muito bom


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831