Para trabalhar com marketing digital você precisa um pouco da Cultura do Teste

A tecnologia evolui constantemente, mais rápido do que a maioria de nós consegue acompanhar. O marketing digital é ligado diretamente a este mundo da tecnologia, portanto, para quem trabalha nesta área, deve estar atento as mudanças dela e como elas podem ser aplicadas ao marketing, descobrindo assim novas ferramentas para melhorar o seu trabalho.

A “Cultura do Teste” que eu chamo aqui é justamente o comportamento de testar tudo que aparece. Quem está envolvido com marketing digital vai sempre precisar um pouco disso. Nem sempre livros, palestras e blogs vão lhe dizer tudo que você precisa, muitas vezes estes não conseguem apresentar a prática que você precisa entender para conseguir compreender o funcionamento das novas ferramentas.

Uma vez alguém disse (ironicamente) em uma palestra : “Todo mundo aqui lê livros, assiste apresentações do TED e frequenta palestras, então o que nos diferencia? A experiência.

Se você quer dominar bem a ferramenta que usa, seja ela qual for, você vai precisar testar, testar e provavelmente vai errar também, isso faz parte. Por isso, sempre que se falar de uma ferramenta nova que tenha relação com a sua área, vai lá e cria uma conta, crie um perfil, mexa, teste, faça funcionar, só assim você vai realmente saber como as coisas funcionam. Somente conhecendo a ferramenta você vai ter embasamento para dizer se ela é boa ou não.

Sabe aquele ditado que diz: “Que não arrisca não petisca?” Pois então, você deve tentar, deve errar, tudo isso faz parte da aprendizagem.

Quer saber qual a melhor forma de realizar bons testes? Use o método A/B, onde você coloca duas realidades em conflito, analisando simultaneamente ambas e assim pode tirar melhores conclusões.

Ninguém aprende apenas lendo, da mesma forma que ninguém aprende apenas fazendo. Você precisa fazer para aprender e você precisa ler para compreender. Não estou certo?

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail