Minha empresa deve ter uma página ou um perfil no Facebook?

O ::tag(“facebook”, “Facebook”):: vem crescendo muito dentro do ::tag(“brasil”, “Brasil”):: . As empresas vem adotando muito esta rede social pela sua facilidade e poder de funcionamento e interação. Concorrente direto do ::tag(“orkut”, “Orkut”)::, se mostra muito mais completo quando se trata de uso por empresas.

Quando a empresa resolve utilizar o Facebook a grande dificuldade dos iniciantes é diferenciar o perfil de uma página. Diferenciar estas duas ferramentas é essencial para entender o uso correto delas.

Este texto foi motivado por uma realidade que vem acontecendo comigo. Nos últimos dias eu tenho notado um aumento no número de requisições de amizade no meu perfil pessoal do Facebook, mas o grande problema é que a maioria são empresas da cidade onde eu moro que insistem em utilizar o perfil no lugar de uma página.

Grande parte disto se deve ao Orkut, onde o mais comum era utilizar o perfil como uma ferramenta para a empresa, assim, as empresas mantinham um perfil que por sua vez mantinha as comunidades. No Facebook a lógica é um pouco diferente e por isso talvez seja comum ver estas confusão acontecer.

Quando criamos um perfil o próprio serviço nos avisa que empresas devem utilizar páginas que por sua vez devem ser gerenciadas por usuários. Devemos lembrar que a criação da página implica em ser representante legal daquela marca, como avisado pelo serviço. Ou seja, diferente das comunidades do Orkut, aqui só pessoas “oficias” podem criar.
O serviço do Facebook direciona as pessoas a fazer uma página para as empresas.

Vou me basear neste texto(aqui) e acrescentar algumas informações para trazer algumas diferenças básicas entre o perfil e página, mostrando a importância de se usar uma página quando o usuário é uma empresa. Não apenas pela questão “legal” do Facebook, mas para haver uma experiência mais agradável para ambos os lados.

Limite de amigos:

Enquanto no perfil você se relaciona com “amigos”, faz com que você tenha um limite de utilização. O perfil tem limite de 5000 “amigos”, quando a  empresa atingir este limite o que você vai fazer? Criar um segundo perfil e colocar o primeiro como “lotado”? Em sua página você pode ter quantas “curtidas” quiser. Você pode passar dos milhões sem nenhum problema.

“Aceitar pedido” Vs “Curtir”:

Coloque-se no lugar do internauta. É mais fácil pedir para “ser amigo” de uma empresa e ficar aguardando a resposta sobre a solicitação ou simplesmente “curtir” e aproveita todo o conteúdo disponível na hora? Acho que “curtir” é bem mais simples, não é?

Dificuldade para gerenciamento múltiplo:

Enquanto no perfil você vai ser obrigado a deixar um usuário e senha compartilhados com outras pessoas, no sistema de página basta você tornar a outra pessoa uma administradora também.

Páginas são mais fácil de adicionar vários gerenciadores.

O sistema é semelhante:

Ninguém pode dizer que usa perfil por achar mais fácil ou melhor, ambos são parecidos. Mesmo tendo um foco um pouco diferente, o uso de ambas ferramenta é parecido e por isso não deve haver preocupação quanto a dificuldade de usar/manter.

Personalização:

Através do FBML você pode criar diversas aplicações e tornar a sua página única, diferente da grande maioria que vemos por aí. O grande avanço que o FBML traz a uma página é o fato de possibilitar o uso de HTML e a marcação FBML, especial do Facebook. Você pode conhecer mais sobre o FBML através da página da aplicação (aqui).

Mais informações sobre o FBML, marcação do Facebook

Estatísticas:

Está talvez seja umas das principais razões para a utilização de uma página, a possibilidade de obter mais dados sobre os seus visitantes. O Facebook oferece algumas ferramentas incríveis para você mensurar e conhecer o seu público. Através da página de Insights (aqui) você tem um painel muito completo de informações sobre os visitantes de suas páginas.

Você tem acesso a informações sobre a página, como o aumento de “curtidas”, de visualizações e como anda o retorno da página. Sem contar as informações sobre o público e sobre as interações.
Facebook Insight, trazendo mais informações sobre a sua página.

Para não ter seu perfil deletado:

Como é previsto que o perfil seja apenas para pessoa física, o Facebook tem a liberdade para deletar perfis que representem empresas, como você pode ver mais ::aqui(“http://www.facebook.com/help/new/?faq=188258584554690″,”neste link do fórum de ajuda dentro do Facebook”)::

Estas são as principais razões que eu acredito que podem ser utilizadas para mostrar como é mais importante para as empresas criarem uma página ao invés do perfil. Você quer acrescentar mais alguma? Comente.

Referências

Update:
Você já esta usando um perfil e não sabe como começar a usar a página? Indico este artigo “Como migrar de um perfil privado para uma página no Facebook?“.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Quando entrei na empresa em que estou atualmente, a empresa já possuía um perfil, inclusive com alguns clientes como amigos.
    Imaginei diversas formas de mudar essa estratégia e ainda não mudei isso.
    Fiz um trabalho regional, adicionando empresas (também com perfil) de Guarulhos. Passei então para São Paulo e na sequência para todo o território nacional.
    Hoje temos mais ou menos 1400 amigos e, segundo meus cálculos, as vendas pelo facebook representaram aproximadamente 25% do total, nos últimos dois meses. Achei um bom percentual.
    Sei que o ideal é uma página e já estou trabalhando nisso. Temos diversas mudanças para o começo do ano e esta será uma delas.
    Ótimo artigo!!!

    • Realmente, existem muitas empresas que usam perfil, em alguns casos pode até ser interessante pelo fato de não ter uma rede muito grande. O grande problema fica no risco que você correr de ganhar uma notificação ou de atingir o limite de amigos, por exemplo.

      • é isso que me preocupa agora… E por esta razão será criada a página da empresa… Aos poucos vamos migrando os contatos. Acredito que será melhor mesmo

        • Sim, essa transição com certeza vai ser complicada. Deve ser bem pensada para aproveitar o máximo e tentar realocar todos os contatos, mesmo sabendo que isso é improvável. Por outro lado, podemo pensar o seguinte, antes perder 10% de 1400 do que perder 10% de 5000. Acho que esta é uma situação que deve ser bem analisada, para evitar erros e equívocos.

          • Sim. Acredito que aqueles que apreciam nossos serviços e o conteúdo que postamos irão acompanhar. Dará uma cara mais profissional.

  • Muito bom esse post, Dennis! Parabéns!

    • Obrigado. Fiz com o objetivo de mostrar algumas razões para se usar página. Vejo muitas empresas utilizando perfil no lugar, acho um pouco perigoso. ^^

  • Carol Santos

    Post muito interessante e inteligente. Acredito que as questões levantadas aqui serão muito válidas. Parabéns!

  • Tulio Kengi Malaspina

    Complementando o que foi escrito, de acordo com os termos de compromisso do Facebook é proibido criar perfil de pessoa jurídica.

  • Rayssa _araujo

    Adorei seu blog, sou estagiária de mídias sociais, e o conteúdo do blog vem me ajudando muito!

    • Ótimo 🙂
      Tentamos sempre trabalhar para trazer mais conteúdo da área para nosso país.

  • Ananda

    Olá, Dennis.
    Gostaria de saber se há alguma forma de comunicação com o “fã” na fan page.
    Não encontrei nenhuma forma.
    Tenho dois perfis de empresa, e sempre entro em contato para agradecimentos, felicitações de aniverário, esclarecer duvidas e etc, mudei um deles para fan page e não vi mais como isso seria possivel.
    Só através de e-mail?
    Apesar de todos os controles de visitação que é a única real vantagem que achei da fan page…
    Se não houver uma forma de comunicação, acredito ser uma perda humana muito grande.

    • Acho que realmente não há uma forma de entrar em contato direto com os
      usuários, acredito que fazem isso até para respeitar a privacidade do
      usuário. Imagine se você entrasse no Facebook e todo dia houvessem mensagens
      de empresas? Até por isso o Facebook recomenda o uso de fan pages.

      Mas como você pode ver, vai muito além de apenas estatísticas, as limitações
      de “amigos”, “fotos” e “vídeos” pode ser um grande problema posteriormente
      para qualquer perfil. Outro fator é ser deletado pelo próprio Facebook, já
      que perfil é apenas para pessoa física.

      Mas você pode mandar uma “atualização” através do Facebook. Não é um método
      que ganha muito destaque, até porque usuário não recebe notificação, mas se
      entrar em “Mensagens” e “Atualizações”. vai ver todas que recebeste.

  • Jacqueline Silva

    Dennis, ótimos artigos! 
    Gostaria de saber uma coisa… colocando meu perfil pessoal como administradora da minha fanpage, torna possivel as pessoas verem meu perfil pessoal?
    tem como os fãs cairem no perfil pessoal pela pagina de fanpage? nao queria que meu perfil pessoal fosse vinculado com a pagina.

    • Você não tem como ver os administradores de uma página a não ser que o administrador mude a opção nas configurações da página que deixe os administradores visíveis.

  • Clarisse Ilgenfritz

    Oi, Dennis. Escuta, vc sabe se, por acaso, depois de um tempo feita a migração (de perfil pra página) o login (email e senha originais) “morre” e a gente passa a entrar só “via” administradores mesmo? Porque foi o que acho que aconteceu, sabe? Antes eu entrava na Página do meu cliente pelo email+senha do antigo perfil, mas agora só consigo entrar através do meu proprio perfil (administradora). Você sabe de algo sobre isso?
    Parabéns pelo post! (vou te porcurar no FB e add, ok?)
    Um abraço,
    Clarisse Ilgenfritz 

    • Até onde eu sei você deveria conseguir acessar via usuário e senha criados durante a migração, até porque a idéia não era precisar usar outro administrador. Tem certeza que ninguém alterou a senha ou coisa parecida?
      Como sempre, pode ser um bug do Facebook mesmo.

  • Ailton

    O fato é que o Facebook é complexo desnecessariamente e feio. Poderia ser bem mais intuitivo, com menos redundância (só no topo há quatro opções para começar a navegar… e só Deus sabe a diferença entre elas) e melhor diagramado (mais no estilo CCS, html5, com fontes maiores, mais clean, etc).
    As pessoas não reclamam porque têm a tendência de se acostumar facilmente com as coisas ou porque têm receio  de parecerem idiotas (tipo, será que me falta inteligência para aprender algo que todo mundo usa?). A maioria das pessoas só utilizam o básico e muitas nem sabem utilizar direito essa ferramente de relacionamento social. 
    Já experimentaram ter um perfil pessoal e a partir dele criar duas paginas de empresa? Certamente você vai se complicar para gerenciar.
    Outro problema é a demora (delay) entre uma postagem e seu aparecimento nas paginas dos amigos.
    O Facebook é excelente e indispensável, mas que precisam melhorá-lo, precisam.

    • Não acho que ele seja feio, acho que é diferente apenas. Eu acho que a interface dele é simples, mas as vezes acaba sendo simples de mais para achar algo “mais complexo”. Em relação as “4 opções de começar a navegar” eu realmente não entendi o seu ponto.

      No começo bastante gente reclamava pelo fato de ele ser diferente do que as pessoas estavam acostumadas, mas isto é normal, até porque é sempre complicado aprender a lidar bem com algo novo assim.

      O “delay” mencionado por você em relação a publicação, onde você o viu? Em todas minhas publicações geralmente as pessoas recebem em suas timelines na hora, tanto que algumas respostas são quase na instantâneas. Talvez este “delay” que você está querendo dizer seja o “EdgeRank” que, caso a página ou perfil não tenha ligação muito forte com a pessoa, não mostre com tanta frequência a publicação. Aqui a gente falou um pouco mais sobre EdgeRank: http://bit.ly/n70swy

  • Aurilea

    Adorei o post e deveria ter lido há algum tempo atrás. Hoje tenho um perfil da minha marca com quase 4500 pessoa e uma fan page com 500e não sei o que fazer. Queria transferir todos do perfil para a fan page que já existe, é possivel? Ficaria agradecida pela ajuda…
    Léa

    • Até pouco tempo atrás existia como juntar duas páginas que você é administrador, mas atualmente esta opção não está mais disponível. Talvez a única forma seja mesmo entrando em contato com o Facebook, mas neste caso acho realmente complicado conseguir ajuda deles.

  • Elder Carril

    eu criei uma pagina, mas não consigo acessar o aplicativo fbml alguém poderia me ajudar 

  • Esse é um problema comum que ocorre com bastante frequência, geralmente funciona normalmente depois

  • O que muitas empresas fazem, como já comentamos aqui antes, é criar um perfil ‘fake’ (pessoa que não existe) para gerenciar vários perfis.

    Mas de qualquer forma é interessante fazer com que a empresa e o cliente tenham acesso ao perfil e também que haja mais de um administrador, para evitar problemas.

  • Lucia

    Dênis preciso de ajuda, eu tinha um perfil da minha empresa e seguindo os passos indicados migrei para página, mas o que ocorreu foi o seguinte: antes de entender o face eu já havia criado uma outra página dentro do meu perfil pessoal, mas nunca usei, apenas alguns fãs…
    Agora fiquei com 2 páginas com o mesmo nome e os amigos do antigo perfil que virou página estão dizendo que não me encontram mais, de fato quando escrevo em busca não aperece, ou se aparece é o caso daquela que está no meu perfil. E agora? Percebi que não conseguimos deletar contas, pois elas voltam.
    Se puder me ajudar
    Obrigada

  • Pablo

    Boa tarde!
    Aderindo à fanpage, eu conseguirei fazer postagens em grupos de amigos, em razão das quais se originam debates pelos membros?
    Aguardo.
    Grato.

  • Roger

    Olá Dennis, achei bastante bacana as explicações. Mas como é um tema um pouco confuso, ao menos para mim, tenho uma pergunta de ordem prática.

    Bom tenho uma empresa como devo proceder:

    1 – Abro uma conta no facebook no meu nome (pessoa física). Isso?

    2 – Dentro desta conta pessoal crio uma página (escolhendo algum segmento). Isso?

    Desde já agradeço pela sua atenção.

    Roger.

    • Você pode criar ela separada ou pode criar através do seu perfil, tanto faz. 🙂

      Em 24 de novembro de 2012 09:38, Disqus escreveu:

      • Roger

        Olá Dennis obrigado pelo retorno.

        Então tanto faz se eu criar por exemplo uma conta no facebook chamada “Minha Empresa” e depois dentro desta conta crio uma página também chamada “minha empresa”? Não precisaria ter uma conta pessoal então para criar uma página, isso?

        Mas e se o facebook detecta que “minha empresa” não é nome de pessoa, não vão excluir esta conta?

        Obrigado pela atenção.

        Roger.

        • Se você for criar um perfil, deve ser pessoal, caso contrário, poderá ser bloqueado/excluído. Mas você pode criar uma página diretamente, sem precisar do perfil.

          Em 25 de novembro de 2012 18:30, Disqus escreveu: