Como ONGs podem utilizar marketing digital para crescer mais.

As ONGs (organizações não governamentais) procuram pela colaboração da comunidade e de empresas para atingir um objetivo em comum. Na prática é tudo muito legal, mas estas organizações sofrem para conseguir sobreviver, já que não vendem um serviço ou produto.

Estas organizações dificilmente investem em mídia, contam com o boca-a-boca e algumas conseguem apoio de empresas de comunicação. Salve estes poucos casos, as ONGs não tem como anunciar o seu trabalho e por isso sofrem para arrecadar fundos e novos voluntários.

Levando em conta esta realidade de pouco dinheiro, pouca mídia e dificuldade de conseguir novos voluntários, resolvi fazer um post/artigo trazendo exemplos de como o Marketing Digital e as Mídias Sociais podem ajudar estas organizações a crescerem através da internet.

Existem diversas formas para atingir cada um dos objetivos de uma ONG. Vou listar aqui alguns objetivos destas organizações e construir rapidamente uma das milhares de possibilidades estratégicas para atingi-los.

Marketing Digital e Mídias Sociais ajudando ONGs

Conseguir mais voluntários:

É imprescindível para qualquer ONG que esta tenha voluntários. Muitas destas organizações estão constantemente à procura de pessoas, seja para aumentar a sua prestação de serviço ou conseguir oferecer um trabalho de melhor qualidade.

Pensando em uma forma de conseguir mais voluntários para estas organizações pensei em duas possibilidades. A primeira seria a criação de blog que mostre o dia-a-dia da organização, mostrando as suas dificuldades e a sua importância dentro do local em que atua. As postagens do blog devem mostrar a importância destas ações no dia-a-dia das pessoas que recebem, utilizando imagens e vídeos.

O apelo à emoção é uma ferramenta importante nesta estratégia e por isso o uso de depoimentos por parte de quem recebe é fundamental para mostrar o resultado das ações. Neste caso, que teoricamente a organização estaria à procura de novos voluntários, o depoimento dos que já fazem parte é importante para atrair pessoas semelhantes. O uso de vídeos (vlogs ou videologs) pode ser uma ótima ferramenta, mas para funcionar deve prestar atenção na qualidade do áudio e vídeo de cada postagem.

Dentro da estrutura do site e das postagens pode haver uma busca pelos novos voluntários, chamando o leitor para colaborar com a organização.

Outra estratégia para conseguir novos voluntários é utilizar a colaboração não presencial. Este é uma estratégia um pouco mais especifica, talvez não servisse para qualquer uma, mas pode ser útil para várias outras. O objetivo e encontrar e construir tarefas que podem ser feitas por voluntários de forma não presencial e com isto, aumentam o número de possíveis voluntários.

Conseguir e facilitar mais doações:

Tão difícil quanto conseguir voluntários é conseguir arrecadar dinheiro. Nem todas ONG tem a sorte de conseguir doações com facilidade, então deve facilitar o processo e correr atrás de doações.

Uma ferramenta já utilizada por algumas ONGs é o website, mas não deve ser qualquer um. Um site bem produzido deve ser atrativo para os internautas e conseguir arrecadar doações. Para que isto ocorra de forma eficaz, o site deve envolver o visitante, fazer com que ele se sinta parte da organização e que sinta necessidade de doar. Usando a estratégia do blog é mais fácil de envolver o internauta e leva-lo até a doação.

Um ponto importante para conseguir doações é que seja uma tarefa mais simples possível, oferecendo diferentes formas de fazer esta doação. É provável que alguns visitantes cliquem no botão de doações, mas não completem a doação por achar complicado ou demorado, então se torna necessário também ter o controle sobre a quantidade de cliques em cada página, podendo assim entender como o internauta utiliza o seu site e dessa forma ter uma ferramenta para melhorar este processo.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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