Como você pode personalizar a linha do tempo da sua fan page no Facebook

Postado quinta-feira, 01/03/12
Atualizado: quarta-feira, 15/08/12

Ontem foi anunciada o novo visual das fan pages do Facebook, que ganharam a controversa linha do tempo junto com algumas outras funcionalidades. Você pode conferir todas as novidades do novo visual neste nosso outro post. Agora vamos falar um pouco sobre como você pode personalizar a sua fan page para tornar um lugar mais atraente para os seus visitantes.

Antes de qualquer coisa, a imagem de seu perfil:

Até esta atualização, a imagem de perfil era um ponto bem importante porque era uma das poucas áreas que você poderia aproveitar o espaço da tela do usuário para divulgar alguma informação. Agora as coisas mudaram um pouco. Aquela imagem que ficava no canto esquerdo sumiu e a imagem de seu perfil será apenas aquele quadrado que era a miniatura de exibição. Não há muito o que mudar nesse sentido, apenas atualize para uma imagem que fique boa como avatar.

Confira também: Check-in, nunca mais!

Observação: A imagem mostrada é no tamanho 125×125, mas na hora do envio o Facebook pede uma imagem de 180×180.

Partindo para a imagem de capa, a grande novidade visual:

A imagem que cometamos foi substituída pela “Imagem de Capa” que a linha do tempo possui. Está imagem tem as dimensões iguais a do perfil neste primeiro momento, então você pode se basear nas medidas passadas abaixo, que são referentes a “capa” do perfil:

imagem perfil tamanhos fan page linha do tempo 500x206 Como você pode personalizar a linha do tempo da sua fan page no Facebook
O envio do avatar deve ser em 180x180

Como você pode ver, vai ter um pequeno quadrado para por o seu “avatar” (que vai aparecer para as pessoas como imagem de exibição nas suas publicações) e um espaço maior para fazer um visual bem mais interessante e personalizado. Lembrando que, ao acessar a primeira vez, o topo da “Imagem de Capa” fica oculto, portanto se você pretende colocar alguma informação na imagem, use este espaço destacado em amarelo na imagem acima.

Como comentamos no post “Marketing na linha do tempo icone url Como você pode personalizar a linha do tempo da sua fan page no Facebook“, algumas regras devem ser seguidas.

Não são regras complicadas, são coisas simples, que podem ser resumidas como:

  • Não use imagens de terceiros sem autorização;
  • Não venda como espaço comercial;

Para ser mais preciso, o pessoal do TechCrunch comenta em seu ebook sobre o assunto que existem as seguinte regras para a imagem de capa da fan page:

  • Não pode haver preços ou informações de compra. Ex.: “Desconto de 40%” ou “Baixe em nosso site”;
  • Informações de contato como endereço de site ou email ou qualquer informação que tenha espaço na área de “Sobre”;
  • Referência a qualquer ação do Facebook. Ex.: “Curta”, “Compartilhe”;
  • Qualquer uso de “Call-To-Action”. Ex.: “Compre Agora”, “Compre Hoje”;

Qual imagem de capa e de perfil eu devo escolher?

Aberta esta possibilidade de você personalizar a imagem de capa, podemos começar a pensar em diversas formas de chamar atenção, criando identidade e personalidade para a marca que utiliza o espaço. Em um primeiro momento, indicaria o post “15 usos criativos da fan page do Facebook“, que pode lhe dar algumas ideias de como pode usar o espaço.

Uma dica é começar pelo básico. O perfil deve ser o logo da marca (que pode ser aplicado de várias formas naquele espaço quadrado). O segundo passo é escolher a imagem de capa, que pode ser deste uma foto da empresa, uma foto interna, a divulgação de um produto ou mesmo fazer concurso de imagens sugeridas pelos fãs.

Veja alguns exemplos de empresas que estão utilizando bem a imagem de capa. Os bons exemplos são do Manchester United, Ford e o brasileiro Brainstorm9. Por que são bons exemplos? O Manchester United está usando uma foto de seu time, deixando o logo intacto no perfil. O bom exemplo mesmo está na construção da linha do tempo muito completa, contando boa parte da história do time. A Ford merece o destaque pela integração da “Imagem de Capa” com a “Imagem de Perfil” e também por seu trabalho com a linha do tempo. O pessoal do Brainstorm9 ganhou espaço nessa lista pelo ótimo uso que deram a imagem de capa, fazendo a divulgação de seu podcast.

As fotos, as curtidas e as 2 principais aplicações:

Logo abaixo da imagem de capa, você encontra 4 pequenos retângulos, que são botões para os aplicativos. O primeiro deles (da esquerda para direita) contém uma miniatura de uma das suas fotos, provavelmente da última enviada. Depois, por padrão, você encontra um retângulo com quantos fãs a página tem, mas este, assim como os outros dois restantes, podem ser alterados de ordem. E no lado direito destes, você encontra a metade de um retângulo vazio, com um número de quantos outros aplicativos a página dispõe.

Se você clicar para ver todas as aplicações e depois clicar no “lápis” (editar) no canto superior de cada um dos retângulos, você vai encontrar uma lista que contém todas as outras aplicações visíveis e, caso você clique em uma delas, estes atalhos irão trocar de lugar. Claro que você também pode usar este menu para conseguir a URL daquela aplicação e/ou “remover dos favoritos”, para que a aplicação não apareça nesta lista.

Uma das grandes “sacadas” do pessoal do Facebook neste novo visual é a possibilidade de você poder alterar o ícone de exibição da aplicação, mesmo que ela não seja sua! Pois é, entrando naquela lista de edição da aplicação, você pode clicar em “Editar Configurações” e depois no “Imagem da aba personalizada” clique em “Alterar“. Você será levada a uma página como a de baixo, onde poderá enviar uma imagem de 111×74 px, como mostra a imagem abaixo:

exemplo troca imagens Como você pode personalizar a linha do tempo da sua fan page no Facebook

O que devo colocar na “linha do tempo” mesmo? Aprenda a usar os “Marcos”.

A linha do tempo é um espaço para você contar a história da sua empresa de forma simples e intuitiva. Um bom exemplo é o trabalho do Manchester United e Ford, como citamos acima, e também de marcas como Coca-Cola e Lexus.

Confesso que ainda não tive tempo de fazer muitas modificações na linha do tempo do blog, mas pude criar uma menção a data de criação do blog. Para criar “Marcos” é bem simples, basta acessar a página como administrador dela e rolar a página para baixo. Logo vai aparecer um menu de opções, onde, no canto direito dele, você pode clicar no ícone e criar um “marco”, como mostra a imagem abaixo:

criando um marco facebook fan page 500x253 Como você pode personalizar a linha do tempo da sua fan page no Facebook

Este marco poderá ser incluso em qualquer parte da sua linha do tempo e a imagem, que ocupa as 2 colunas da linha do tempo, tem exatamente 843×403 px de tamanho.

Observação: Para as páginas comuns ainda não há a possibilidade de criar marcos anteriores a data de criação da fan page, parece ser um tipo de bug.

O fim das “fan gates”?

Ao entrar nas configurações da fan page, a opção “Aba padrão“, que fazia com que não-fãs caíssem primeiro em uma aba pré-definida, parece ter sido removido ou não estar funcionando por enquanto. Se isto se confirmar, o conceito de “fan gate” vai estar com os dias contados.

Continue acompanhando o Midiatismo para mais informações em breve.

Leitura recomendada:

Ebook sobre o novo visual da linha do tempo, criado pelo pessoal do TechCrunch >>


  • Salomão
    Ótima matéria, e super atualizada. Parabéns !!!
    • Vanessa
       As medidas das imagens para as antigas “abas” de welcomepage (ou fan gates) mudaram? Quais as antigas e quais as novas?
      • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
        Se eu não me engano era 520px e agora é em torno de 850 eu acho. :)
  • Barbarah duarte
    olá

    O quer dizer com “Não venda como espaço comercial”
    tem empresas que tem e-commerce no facebook
    e como vai ficar isso?

    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Não vender como espaço comercial é, por exemplo, você receber para colocar a marca de uma empresa na sua imagem de capa, etc.
      • Barbarah duarte

        Entendi,
        então a regra não muda para empresas que comercializam seus produtos pelo Facebook,
        correto tipo USERESERVA que seu e-commerce é apenas pelo Facebook, isso não
        mudará em nada nesta nova regra?

        • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
          Não, porque essas restrições são referentes ao visual, não ao conteúdo.
  • Gabriel Mariano
    boa tarde, sou novo nesse negocio e gostaria de saber como faço para passar uma pagina de fan para o meu perfil temporariamente (por favor leia todo o comentário antes de dar sua opinião)
    minha ideia:
    fiz um perfil para uma empreza e ainda nao divulguei a eles, mas só depois eu fiz  a pagina de fan (como eu disse eu era iniciante nisso) agora quero unir o perfil com a pagina de fan
    qual processo eu teria que fazer para isso, detalhadamente por favor

    email para resposta
    [email protected]

    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Se você entrar na área de administração da pagina, em teoria, você deveria poder selecionar outros perfis para serem administradores.
  • Lika
    Boa tarde, o facebook pelas inúmeras formas de uso está me deixando loquinha nas configurações. Gostaria de saber se teria como linkar as redes sociais twitter e instagram na fanpage de minha empresa, logo transformei a pagina de perfil em fanpage e não estou conseguindo mais essa linkagem.
    Como faço para compartilhar assuntos na fanpage da empresa sem que apareça meu perfil pessoal como pessoa que compartilhou.
    O que acontece com a pagina criada com perfil que futuramente penso em deletar? Tem como salvar a página? ou passar p oura pessoa??
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Respondendo basicamente. Você provavelmente poderá fazer integração a partir de aplicações de terceiros. Quando você converter perfil em página, o perfil será deletado e no lugar você terá a página.

      Quando você compartilha algo na página deve clicar no “Usar como ” ou dentro das configurações da página você pode configurar para sempre que postar ser automaticamente em nome da página.

      A administração da página poderá ser passada para um outro perfil.

  • Ana claudia Lopes
    Ola, Fiz uma Fan page da minha loja …. para as pessoas me acharem eu tava copiando o endereço da Fan page e colocando na linha do tempo da pessoas q tenho no meu face pessoal…. quando eu coloco no face pessoal o nome da minha loja eu não consigo localizar minha fan page pq? como as pessoas podem localizar minha fan page? pelo e mail tem como? eu coloco no meu pessoal mais não aparece! to muito confusa! rs
  • Afrânio
    Consegui postar uma foto desta maneira, em duas colunas, mas só uma dúvida. Eu consigo criar uma marco quando eu quiser ou eles vem criado como por exemplo: data que entrou pro facebook? Obrigado
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Você pode criar marcos sim. Na sua linha do tempo, tem a caixa para enviar uma atualização, certo? Ali tem “eventos e marcos”. Dai basta selecionar a opção “marco”.
  • http://www.facebook.com/usantoscs Uochiton Silva
    E adicionar um marco no perfil ? ontem eu vi uma amiga minha adicionando um marco ao perfil dela, tentei fazer e nao consegui, pesquise e nada… alguem sabe?
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Ao invés de adicionar um uma mensagem, ou uma foto, tem uma terceira opção. De perguntas e marcos. Lembrando que ela funciona apenas nas fan pages.
  • Patricia
    Ola Dennis, criei uma pagina para o meu restaurante, mas estou com dificuldades para colocar o endereço, gostaria que as pessoas quando estivessem no restaurante e clicassem em “localizaçao” aparecesse a foto da minha pagina, alem disso quando coloco o endereço correto na pagina diz que o endereço nao e valido, ja tentei varios nomes mas nenhum e valido, poderia me ajudar?
  • Rafael
    Olá

    criei uma fanpage e adicionei o avatar e uma imagem de capa. O avatar aparece normalmente e na timeline consta que foi alterada a imagem de capa, porém ela não é mostrada quando a página é acessada. Gostaria de saber o que pode estar acontecendo, tem alguma configuração que oculta a imagem da capa? Obrigado

    • [email protected]
      nao tenho resposta me ajuda