Artigo falso do Wikipedia é deletado após 5 anos no ar

A Wikipedia é a principal fonte de conhecimento dentro da internet. Que atira a primeira pedra quem nunca usou esta maravilhosa enciclopédia online para compreender melhor aquele assunto que você leu em um blog ou decifrar os termos que apareceram na sua última conversa de bar com os amigos.

Acontece que nada na Wikipedia é 100% confiável, infelizmente. A culpa, obviamente, são das pessoas que implantam informações falsas para se promover ou simplesmente pela mais pura sacanagem.

Diversas brincadeiras e piadas surgiram através da Wikipedia, a mais recente teve o seu fim depois de ficar 5 anos no ar. O artigo sobre a suposta guerra ocorrida no século 17 na Índia, conhecida pelo nome de “Bicholim Conflict” teve o seu fim decretado. Não é preciso conhecimento histórico para descobrir a brincadeira, já que todas as fontes pareciam ser informações falsas publicadas e a grande maioria delas acabava levando de alguma forma de volta para o artigo na Wikipedia.

imagem-mapa-conflito-india

O pessoal do The Verge ainda lembra que este nem era a maior brincadeira de todas (também chamadas de HOAX), já que as páginas sobre a misteriosa “Unidade 371” da Segunda Guerra Mundial e sobre o suposto assassino de Júlio Cesar, Gaius Flavius Antoninus, já ficaram publicados como artigos durante períodos superiores a 5 anos.

Apesar disto, a Wikipedia continua sendo – ao menos para mim – uma ótima fonte de conhecimento. Não é o suficiente para você se aprofundar em algum assunto, mas sempre será o melhor ponto inicial.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail