Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Uma empresa deve ou não seguir de volta? Há necessidade de reciprocidade nas redes sociais?

Algumas tempo atrás enquanto conversava sobre o uso de estratégias no Twitter entrei na questão do seguir ou não de volta. O comportamento no Twitter deve ser de reciprocidade?

  • Muitas empresas fazem questão de seguir todos que os seguem;
  • Outros apenas utilizam serviços que o fazem automaticamente;
  • Algumas empresas simplesmente não seguem ninguém;
  • Outras preferem seguir apenas parceiros e funcionários;
  • Existem também muitas que seguem várias pessoas, mas não tem nenhum critério específico;

Por que seguir de volta?

Na maioria das vezes acho mais prudente seguir de volta para manter um canal de contato aberto, as direct messages (DM). Mas dependendo do tamanho da empresa e do número de seguidores está prática pode resultar em muito spam na caixa de entrada.

Por que nao seguir?

Além do já citado spam, muitas pessoas alegam que perfis que tem bem mais seguidores do que seguidos passam uma imagem de mais influência. Este fator pode ser real em alguns segmentos, já que existem nichos que realmente dão muito valor a estes números.
 

Se a pessoa não me segue mais, dar unfollow também?

Eu deixo está questão a mercê de cada um. Se você opta por não dar bola aos números, não vai se importar em seguir alguns a mais.
Seguir ou não seguir de volta é uma questão que deve ser pensada dentro da estratégia de presença online de cada empresa, porque com certeza todas estas escolhas influenciam no resultado dela.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis