Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Twitter é uma rede social. Ou não? Isso realmente importa?

Quando existem coisas sem definição sempre há pessoas tentando dar alguma categoria para aquela “coisa”. O Twitter talvez seja um bom exemplo disso, enquanto uns dizem que o microblog é uma rede social, outros afirmam que é apenas mídia social e outros dizem que não é um nem outro.
O grande problema em tentar entender o Twitter como rede ou mídia social é que nem mesmo essas definições estão bem afirmadas. Se não definimos ainda o que é rede social, como vamos dizer que o Twitter é uma? Para você ver, quando discutimos as definições destes termos, sempre há discussões, como neste post: “Qual a diferença entre rede social e mídia social?
Se formos fazer uma rápida análise para tentar definir essas categorias, vamos usar a definição mais aceita entre a maioria. Rede social é aquilo que tem como objetivo reunir uma rede de pessoas e as mídias sociais caracterizam o uso da mídia de forma descentralizada de grandes meios de comunicação.
Segundo esta lógica vamos chegar a conclusão de que o Twitter é uma mídia social, onde qualquer indivíduo pode usar a ferramenta para distribuição e disseminação de conteúdo. Ok, mas e sobre aquelas pessoas que utilizam o Twitter para ser relacionar com algum grupo de pessoas? Ela não esta distribuindo conteúdo e muitas vezes nem esta consumindo algum.

Passarinho Azul do Twitter
E aí passarinho azul, o que você é?

 
Estamos em um ponto crucial onde não podemos mais categorizar um serviço sem levar em contra o uso que as pessoas dão para ele. De uma forma grosseira é como dar um martelo, que é apenas uma ferramenta, para duas pessoas diferentes. Com este material em mãos, um constrói uma casa e o outro usa para matar uma pessoa. Um apenas usou a ferramenta, o outro transformou aquilo em uma arma. Qual vai ser a definição correta para o martelo?
O objetivo era o mesmo, mas o modo como cada indivíduo utilizou o que tinham em mãos, mudou completamente a visão que podemos ter sobre aquele objeto.
Nó fim de qualquer discussão semelhante você vai perceber apenas uma coisa, não importa o que seja concluído, você vai continuar usando a ferramenta da sua forma, independente de como categorizaram aquilo.
Quer entender um pouco melhor tudo isso? Depois de ler esse texto você vai mudar a forma como você utiliza o Twitter? Provavelmente não! E aí que esta a questão.
E aí leitor, rede social, mídia social ou nenhuma das alternativa?

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis