A internet é um lugar bizarro, onde qualquer coisa e qualquer um podem virar um meme, uma piada, bom, menos a Luiza, que está no Canadá (bom, acho que ela pode também!). Se você esteve online em alguma rede social nos últimos dias deve ter visto alguma piada relacionada a Luiza, afinal, todo mundo viu, menos a Luiza, que está no Canadá (ok, parei).
Uma propaganda de uma construtora da Paraíba que viu o seu comercial, que estava no Youtube, virar o hit dos últimos dias por conta de uma informação, quase que solta, presente em seu comercial. Caso queira saber um pouco mais sobre o background de toda essa história, recomendo ver este post do Youpix. O vídeo a que me refiro a este logo abaixo, confira:
Bom, o interessante de tudo isso é falar sobre o resultado deste “acaso”, que é mais uma prova que certos virais não tem muito sentido, simplesmente surgem. Muitas empresas já perceberam que usufruir de piadas que estão circulando na internet quase sempre é benéfico, porque mostra que a empresa está “por dentro da vibe”. Neste caso não foi diferente, vi pelo menos algumas dezenas de piadas em tweets de perfis oficias de empresas. Até aí tudo bem, desde que seja usado com cuidado.
Acontece que a empresa que mais está gostando deste sucesso repentino da Luiza é a construtora Água Azul, que contratou o pai dela para fazer o comercial. Segundo reportagem da Época, em seis dias a empresa já vendeu 3 apartamentos. Só para você entender, os apartamentos custam em torno de 700 mil e 1,2 milhão de reais cada! (Claro que é relativo, não tem como saber se isso é realmente mais do que a média deles). Ainda segundo a Época, a empresa já planeja um próximo comercial com a famosa personagem.
Mas como todo meme, o processo de crescimento e desaparecimento destas piadas é absurdamente rápido. As coisas acontecem em um dia, viram piada no outro, ficam famosas no outro, são analisadas no outro e pronto, acabou. Alguns duram mais, claro, mas nem todos tem força para isso. Todo este processo é muito rápido, algo complicado para empresas acostumadas com a burocracia de dias, semanas ou até meses para aprovar projetos, ações e etc.
A Magazine Luiza soube ter esse timing e já anunciou um concurso cultural relâmpago para quem fizer a melhor frase nos moldes do meme, que todos já conhecem, menos a Luiza, que está no Canadá. Veja mais informações no post da Magazine Luiza.