Tantas mídias sociais, tão pouco tempo. Como lidar com todas essas ferramentas?

Desde o começo das redes sociais até o seu recente boom, as ferramentas eram poucas e em geral eram bastante diferentes, apesar de sempre terem algumas semelhanças. Era fácil você cadastrar uma contra na rede social que fosse e encontrar alguns de seus amigos por lá.

Nos últimos tempos tem surgido diversas novas destas redes sociais, segmentando cada vez mais, ficando também cada vez mais complicado de você encontrar algum de seus conhecidos por lá. Mas eu não vejo este como o único problema, também tenho notado a proliferação de ferramentas semelhantes até demais.

A decisão de qual rede escolher qual usar esta cada vez mais ligada a quem você já conhece lá.

A grande questão que tantas redes sociais trazem deve ser como controlar toda elas. Vamos pegar por exemplo o ‘mercado’ de serviços de geolocalização, por exemplo, você tem conta no Foursquare, Gowalla, Facebook Places, Google Latitude, Yelp ou qual outra ferramenta? Sim, até existem ferramentas gerenciadoras de redes sociais, mas nem sempre ela tem todas que você quer/precisa.
Gowalla vs Foursquare vs Yelp

Não existe um problema realmente importante nesta questão para o usuário, afinal, ele vai utilizar aquela que mais gostar, que mais encontrar conhecidos ou aquela que oferecer a melhor experiência de uso. Mas e para as empresas? Em qual sua empresa deve investir? Ter presença em mais de uma delas? Todas? Qual será que traz mais retorno? Em qual delas eu coloco promoções? Estas são apenas algumas das centenas de perguntas que eu sei que você pode ter imaginado.

Olhando pelo lado do usuário/internauta:

Acredito que em breve os serviços que vão ganhar mais destaque são aqueles que conseguirem, com sucesso, reunir todos estes serviços disponíveis em apenas um lugar. Temos como exemplo o Facebook e Google, onde cada um explora diversos tipos de serviços em diversos lugares, tentando integrar tudo e facilitando assim a vida do usuário. Mas será que estas duas empresas tem conseguido fazer isto de forma eficiente?

Dentro desta necessidade também podemos enquadrar o TweetDeck, que atualmente é uma das melhores ferramentas para gerenciar diversas redes sociais, Twitter, Facebook, Foursquare, LinkedIn e Google Buzz. Estas são as principais, mas foi o suficiente para a empresa ganhar bastante destaque, tudo isto sem precisar criar um serviço novo, mas apenas uma ferramenta que juntasse os já existentes.

E para as empresas, o que resta fazer?

Como já comentei, a segmentação do público pode tornar a vida das empresas cada vez mais complicadas. Se antes a dificuldade era começar a investir em mídias sociais, agora esta a nova pergunta que está se tornando comum é: “Em qual das redes sociais investir?

A curto prazo dificilmente teremos uma resposta concreta, mas para evitar erros e equívocos, o mais indicado é fazer uma boa pesquisa e saber em qual rede social vai haver uma maior concentração do seu público e/ou se existe a oportunidade de atrair os usuários de outros serviços para aquele que você quer investir.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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