SoLoMo, o futuro é social, local e móvel.

Para quem gosta de novos termos, a internet é o local certo. Todos os dias na área da tecnologia surgem novos termos, hoje vamos entender um pouco melhor o que é SoLoMo, um termo que tem ganho mais destaque na área de ações em marketing digital nos últimos tempos.

SoLoMo, apesar de ser um nome meio engraçado, é a abreviação para social, local and mobile ou “social, local e móvel”. Este termo tenta explicar o que muitos acreditam ser o futuro da comunicação e principalmente das ações de marketing.

Por que social?

As mídias sociais, redes sociais, ou chamem elas como quiser, são ferramentas inegavelmente importantes para a sociedade conectada em que estamos vivendo. Estas ferramenta são, acima de tudo, sociais. Tudo isto mostra que as pessoas está se conectando cada vez mais, e isso mostra também que as empresas também precisam ser mais sociais.

Não precisamos defender aqui a importância do social, não é mesmo? Sabemos que ele esta presente no nosso dia-a-dia já.

Por que local?

Local se refere ao espaço geográfico. A internet foi aclamada por conseguir conectar o mundo (claro que nem todos estão na internet ainda, mas você entendeu a questão) e faz isso muito bem, de fato. Você pode estar em praticamente qualquer lugar do mundo e, tendo conexão a internet, poderá conversar com pessoas que estão do outro lado do planeta, visitar sites da Ásia, Europa, América ou de onde for direto da sua casa.

Mas nos últimos anos a internet tem andado para o caminho inverso, conectando as pessoas próximas geograficamente. E isto que o “local” significa, é o poder que a comunicação tem de também conectar as pessoas próximas. Podemos colocar nessa categoria o sucesso do Foursquare, Google Maps e o crescimento dos serviços baseados em geolocalização.

Por que mobile?

O mobile é uma área praticamente inexplorada em relação a comunicação dentro do nosso país, não que não haja, mas há muito pouco em relação ao potencial. Em outros países os dispositivos móveis estão sendo explorados muito mais que aqui, mesmo o Brasil sendo um dos países onde há mais linhas telefônicas móveis do que pessoas.

Ser móvel não é apenas uma tendência de marketing ou comunicação, é uma tendência do ser humano que quer se sentir mais livre dos computadores, não quer ficar sentado em um computador o dia inteiro. Usar um smartphone ou um tablet é algo que torna o usuário mais livre, e automaticamente torna ele um consumidor diferente.

Tem algum exemplo?

Tem sim, o Foursquare. Essa rede social, que não é tão grande quanto um Facebook, mas já mostrou o seu valor, principalmente por estar no mercado a um certo tempo, mostrando que não é apenas uma febre.

O Foursquare é um dos melhores exemplos sobre o SoLoMo:

  • Local: Serviço é baseado em checkins, servindo para encontrar novos lugares dentro da sua localidade e através de recomendações de outras pessoas;
  • Social: Além dos checkins, o Foursquare é conhecido pelo seu relacionamento entre os usuários, sejam nas competições de pontuação (e prefeituras), mas também nas recomendações que os usuários deixam em todos os locais;
  • Mobile: Uma das principais características deste serviço talvez seja o seu foco em mobile. Sim, ele tem uma interface desktop, mas ela ganhou um “reforço” apenas nos últimos tempos e mesmo assim você ainda não pode fazer checkin através dela.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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