Seu check-in diz quem você é?

Desde que comecei a usar o Foursquare a não muito tempo atrás, eu me pergunto o que os lugares que você frequenta podem dizer algo sobre você. Muitas empresas estado olhando as redes sociais antes de contratar alguém, olham seu Orkut, seu Facebook, seu Twitter, etc.

Já faz algum tempo que o ditado “diga com quem tu andas que eu direi quem tu é” foi adaptado para era das redes sociais, agora nos dizemos “diga me quais as suas comunidades que eu direis quem tu é“. Outra adaptação comum neste universo de ditados é “você é o que você twitta“. Mas a questão que eu quero levantar com este texto é “diga me onde você é mayor que eu direi quem tu é”, será?

[youtube https://youtu.be/pFWza8CUrSs /]

Os processos seletivos cada vez mais complexos fazem com que as empresas estudem cada vez melhor os seus candidatos antes de contratar. As redes sociais são apenas uma das possibilidades que estas têm para conhecer melhor aquelas pessoas e por isso toda a rede social que aquela pessoa participa, pode dizer um pouco mais sobre ela.

No caso do Foursquare, que é nosso tema hoje, são lugares que você frequenta vão sim dizer muito mais sobre você.

Obviamente neste caso vai depender bastante de como você analisar as informações, já que, por exemplo, ser prefeito de algum lugar não necessariamente significa ser um cliente assíduo. Por estas e outras razões que eu acredito que outra lugares que frequentamos não dizem tudo sobre nós, mas com certeza podem ajudar a entender um pouco melhor sobre a nossa personalidade.

Acho que qualquer pessoa que pretenda checar o perfil de alguém a fim de analisar melhor a pessoa antes de contratar, deve estar ciente de que as pessoas em sua vida pessoal nem sempre agem da mesma forma que na vida profissional, mas sim, você pode ter indícios de comportamento, ideais e valores que podem, ou não, ser compatíveis com os da empresa.

Portanto eu acredito que as empresas devem ter uma certa cautela ao se preocupar muito com isso, mas podem sim usar a ferramenta para conhecer um pouco melhor as pessoas.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Leia mais sobre
Novidades e atualizações, direto em seu e-mail