Revisitando a questão de subdiretórios ou subdomínios

A dúvida envolvendo a utilização de subdomínios ou subdiretórios envolve o trabalho de quem trabalha com SEO constantemente. Até pouco tempo havia o consenso geral de que o melhor seriam os subdomínios, mas as coisas mudaram.

A escolha entre um subdiretório ou subdomínio não faz muita diferença pelo ponto de vista do usuário, na verdade, o subdiretório acaba sendo até mais comum – principalmente devido a facilidade de configurá-lo em relação a um subdomínio. Mas devido a importância que a otimização dos sites tem ganho nos últimos anos, muitos webmasters perceberam que os subdomínios tinham uma leve vantagem.

Acontece que na configuração do servidor o subdomínio oferece algumas funções extras, muito útil para pessoas que querem usar diferentes gerenciadores de conteúdo em um mesmo domínio. Por exemplo, construir o seu site usando o CMS WordPress e em um subdomínio configurar um Blogspot ou Tumblr. Graças a esta característica, era possível fazer um mesmo domínio aparecer diversas vezes na mesma página, enquanto na utilização de subdiretórios ele tinham limitações quanto ao número de aparições na mesma página.

Hoje em dia tudo mudou

Segundo uma publicação recente no canal de ajuda do Google aos webmasters, estas e outras informações ficam mais claras.

Eles afirmam que este problema já foi solucionado, portanto não há diferença perante o Google na utilização de subdiretórios e subdomínios, ficando completamente a escolha de quem for utilizá-las. Você pode acompanhar o vídeo na íntegra:

[youtube https://youtu.be/_MswMYk05tk /]

Mas mesmo assim surgem outras questões e discussões diversas. Acompanhando os comentários do vídeo já vemos diferentes opiniões sobre qual método usar.

Alguns defendem que a configuração do subdiretório é mais fácil, mas que qualquer uso avançado do domínio fica mais fácil depois se você usar apenas subdomínios.

Portanto, a escolha fica com você. Mas na hora de decidir lembre-se, ao menos nas questões de SEO, não fará diferença, devendo analisar apenas o que envolve configurações e utilizações avançadas dos endereços.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail