Qual o principal desafio do Marketing Digital no Brasil?

Alguns dias atrás perguntei na nossa Fan Page qual seria, na opinião de nossos fãs, o principal desafio do Marketing Digital no Brasil. Dentro das mais de 10 respostas, algumas respostas foram levantadas por mais de algumas pessoas.

Resolvi trazer aqui um pouco do que as pessoas acreditam que são os principais desafio que enfrentamos neste mercado hoje, confira:

Para pessoal do Click Bd:

Uma comprovação “científica” da projeção positiva da marca ou produto. O marketing digital, em alguns casos é claro, ainda é visto com um puco de desconfiança.

Para o Platiny Mascarenhas:

Capacitação. Muitas empresas ainda oferecem serviços superficiais sem foco em resultados reais para seus clientes (vendas, recall, fidelidade etc.), por conta da pouca capacitação dos profissionais da área.

Para Soraia Pereira:

Não se tornar inoportuno, provocar de forma positiva o feed back dos clientes finais, o que só é possível com profissionalismo e não pseudo profissionais que não passam de amoadores como se vê às pampas por aí!

Para Alessandra Lontra:

Com o surgimento de diversos canais e a velocidade com que as informações chegam, houve uma mudança de comportamento do público-alvo. Com isso, eu acho que o maior desafio do Marketing Digital é evoluir junto com o público-alvo.É conseguir satisfazer as necessidades desse público cada vez mais bem informado.

Para o Sérgio Costa Taldo:

Falta de um bom planejamento de marketing digital, aliado à sólida formação profissional de consultores. Como a Internet é uma “rede de pessoas para pessoas”, torna-se fluida e circular – não linear -, transformando-se a cada momento. Não existe uma “receita de bolo”, mas sim um constante adaptar-se, sabendo sempre “o quê”, “como” e “quando” fazer. 

Um mercado novo, ágil, volátil, com vários desafios a serem superados e em constante modificação. Sem dúvida alguma, uma grande “jornada do herói” desponta àqueles que aceitarem o desafio. 

Como comentando por alguns de nossos fãs, acredito que o principal problema seja a falta de capacitação do mercado. Ao mesmo tempo que vejo isso como um problema, também entendo que o mercado é muito recente e o Brasil ainda está tentando entender como estas estratégia, geralmente importadas de fora, podem ser utilizadas de forma efetiva dentro de nosso país.

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PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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