Por que ter uma fan page se agora você pode ter assinantes?

Já faz algum tempo que o Facebook lançou o botão de “Assinatura“, aquele que você pode simplesmente assinar o perfil de uma pessoa a fim de receber as postagens públicas dela, sem precisar virar amigo. Há quem diga que isso foi uma resposta do Facebook a chegada do Google+ e a sua facilidade de “circular” pessoas ao invés de ter que virar amigo de todo mundo.

A funcionalidade, que foi lançada em Setembro de 2011, ajuda você a receber apenas atualizações que achar mais interessante também. O principal objetivo desta funcionalidade acaba sendo o controle sobre o conteúdo que você vai receber em seu feed de notícias. Você pode ver mais informações sobre a funcionalidade na página do serviço, www.facebook.com/about/subscribe e nesta publicação oficial blog.facebook.com/blog.php?post=10150280039742131.

 

Mas a discussão hoje é outra. Desde a chegada das “Assinaturas“, algumas pessoas tem se perguntado qual seria a utilidade de se ter uma página para uma “Figura Pública“, que é uma das categorias que o Facebook sugere na hora de criação da fan page.

A discussão é válida, mas logo você vai perceber que ter uma fan page sempre vai trazer mais vantagens “comercialmente falando”. Não é apenas o limite de amigos que impedia que empresas (e pessoas públicas nesse caso) criassem um perfil, era a facilidade com aplicações externas, controle das abas, estatísticas personalizadas, métrica “estão falando sobre” e outras coisas que até já apontamos em nossa campanha “#cadamacaconoseugalho“.

Mas o que mudou agora? As empresas continuam não podendo fazer um perfil, pois isto ainda vai contra as regras da rede social, mas agora quem é uma pessoa pública, como políticos, artistas e mesmo quem quer trabalhar o seu marketing pessoal em determinada área, há esta possibilidade de gerenciar a sua presença através do seu perfil.

Portanto a utilização da “Assinatura” pode ser uma estratégia interessante, pois acaba sendo usado de forma muito semelhante ao Twitter.

Para quem ainda prefere usar a fan page para uma figura pública, aqui tem algumas dicas www.facebook.com/FacebookPages?sk=app_229825110408473.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail