O que é uma landing page? Para que serve e qual melhor forma de usá-la?

Uma pergunta muito comum de pessoas em relação a marketing digital é “O que é uma landing page?”. Em uma tradução livre do inglês podemos dizer que as landing pages são as páginas de aterrissagem, ou seja, a página de destino para determinado anúncio, email ou divulgação em geral. A landing page é a “página de pouso”, a página onde o usuário vai cair após alguma ação.

Mas para que servem as landing pages?

Como já foi dito antes, estas são páginas de aterrissagem. O uso mais comum é utilizar as landing pages em campanhas online ou offline. A empresa vai usar essa página para receber as visitas de um link divulgado através de uma campanha de links patrocinados, em um banner ou mesmo em uma propaganda no jornal.

Desta forma, a empresa vai conseguir obter mais dados referentes aos visitantes daquela campanha ou promoção. Já que a maioria das vezes você vai ter apenas as informações de quantas vezes foi clicado ou nem isso, com o uso de landing pages a empresa vai ter acesso a muitas informações extras. O que adianta ter vários cliques se as pessoas nem olham o seu site direito? Com as landing pages este processo fica mais simples.

O principal objetivo acaba sendo oferecer uma página direcionada e otimizada para aquelas pessoas que estão “caindo de paraquedas” no site da empresa.

Como eu faço para construir uma boa landing pages para o meu negócio?

Uma boa landing pages depende do objetivo que você tem com a campanha e quem é o seu público-alvo.

Lembre-se de algumas dicas básicas:

Seja objetivo: Se a pessoa acessou a página através de links patrocinados ou banners, provavelmente estava procurando algo, se a página não oferecer o que prometia, ele vai embora.

Faça testes: O sucesso de uma landing pages vai depender bastante da sua oferta e do público que está acessando, por isso, fazer alguns testes e pequenas alterações, sempre fazendo um monitoramento, pode ajudar a definir a melhor estratégia para a sua landing page.

Não fuja do tema: Para manter o visitante dentro da página você deve dar o que ele estava procurando. Procure não fugir do tema que o trouxe para página, ou seja, se você fez um banner sobre Flores, quem clicar espera ler sobre Flores.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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