O que é o NFC (Near Field Communication) e por que se fala tanto dele?

O NFC (Near Field Communication) tem aparecido muito em mídias que falam sobre comunicação mobile. Apesar de mal ter chegado no Brasil, muitos falam que pode ser o grande passo para finalmente permitir o pagamento através do celular e a aposentadoria da sua carteira.

O NFC é uma “evolução” do RFID (Radio Frequency Identification), tecnologia patenteada ainda nos anos 70 por Charles Walton. Esta tecnologia é uma forma de armazenamento de pequenos dados através de frequencias de rádio, podendo se comunicar com diferentes dispositivos sem necessidade de autenticações.

Em 2004 a Nokia, Phillips e Samsung criaram o NFC Fórum com objetivo de criar uma padrão para tecnologia que poderia ler os dados dos RFID apenas com a aproximação física de um aparelho com outro. A tecnologia foi ganhando destaque com o tempo, mesmo sem ter nenhum divulgação muito forte, surgiu nos últimos meses após o lançamento do Samsung Nexus S com leitor NFC, seguindo a tendência de pesquisas que apontavam esta como uma das grandes tecnologias para os próximos anos.

Recentemente o Google anunciou o Google Wallet (conheça mais ::aqui(“http://www.google.com/wallet/how-it-works.html”,”clicando aqui”):: ), serviço que tem como objetivo substituir a sua carteira usando o seu smartphone. ::aqui(“http://diariodoandroid.com.br/noticias/app/paypal-anuncia-suporte-nfc-aplicativo-android/”,”Paypal também lançou aplicativo para Android“):: que permite pagamento usando celulares com a tecnologia NFC .

Aqui um exemplo prático do NFC funcionando no Nexus S:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=0KwbM9YVW3Y]

E uma explicação um pouco mais detalhada sobre a tecnologia NFC:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=wk5mUdeEF8c]

E qual o futuro do NFC?

Apesar de muitas empresas estarem investindo bastante nesta nova tecnologia, vai demorar um pouco para usarmos ela no dia-a-dia. O fato de esta tecnologia depender de um aparelho específico também complica bastante, já que por enquanto apenas alguns celulares da Nokia e Samsung terem a tecnologia.

Houveram rumores de que o próximo iPhone teria a tecnologia NFC também, o que com certeza ajudaria a impulsiona-lá no mercado, visto que o iPhone é um dos smartphones mais vendidos.

::aqui(“http://en.wikipedia.org/wiki/Near_field_communication”,”Conheça um pouco mais sobre a tecnologia NFC.”)::

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail