O que é o EdgeRank e como é calculado o seu valor

Assim como existe o PageRank no Google, existe o EdgeRank no Facebook. Essa é uma maneira muito (muito mesmo) simples de encarar o EdgeRank. O objetivo desta variável é atribuir um valor de um perfil ou fan page em relação a outro perfil ou fan page.

Lembrando que estas regras não são totalmente abertas ao público e são constantemente modificadas pelos engenheiros do Facebook, portanto não são definitivas.

Antes de explicar como é calculado, você deve entender que ele pode ser aplicado a três ligações:

  • Perfil Pessoal > Perfil Pessoal
  • Perfil Pessoal > Fan Page
  • Fan Page > Fan Page

O EdgeRank do Facebook tem três pilares, afinidade, tempo e peso:

  • Afinidade: Se baseia no número de interações entre os 2 pontos. Neste quesito ele conta comentários, curtidas e visualizações;
  • Tempo: Ele prioriza as notícias mais frescas, quanto mais atualizações bem recebidas, melhor será a posição;
  • Peso: É a relevância entre a mensagem e o receptor. A relevância daquele conteúdo deve ser importante para quem vai visualizar;
Cálculo do EdgeRank (inglês)

Como ter um EdgeRank alto:

  1. Mantenha a fan page sempre atualizadas;
  2. Faça atualizações de qualidade, evite conteúdo desnecessário;
  3. Busque interações com os usuário, faça questões, se relacione;
  4. Poste imagens, vídeos e qualquer conteúdo que gere visualizações;
Ni no MestreSEO

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail