Mídias sociais como currículo online

Como já tratado anteriormente no post “Twitter para o setor de RH“, a internet vem se tornando uma forte ferramenta de socialização e acaba deixando as pessoas cada vez mais expostas. Claro, há o lado ruim e o lado bom. Agora vamos tratar sobre o lado empresarial, como as empresas vêm usando os perfis das pessoas em várias redes sociais como currículos  completos. Obviamente muitas pessoas ainda são muito fechadas, tem perfis bloqueados, divulgam poucas informações sobre sua vida pessoal e ainda usam apelidos, nunca nomes.

Se você procurar o seu nome no Google provavelmente irá se deparar com alguns de seus perfis nas redes sociais que você participa, comentários em blogs e outros. Quando procuro meu nome eu logo encontro muita informação, além do meu blog, é possível ter acesso ao meu perfil no Facebook, LinkedIn, Twitter, Blogger e outros. Resumindo, em apenas um rápido acesso nos buscadores você pode descobrir onde uma pessoa mora, o que ela faz, hábitos, amigos, estilos de vestir, o que escuta, enfim, você pode criar todo um perfil de uma pessoa apenas usando bem as ferramentas que tem.

Confira também: Por que usar LinkedIn?

O pessoal da Epipheo (do vídeo “Como a internet mudou a propaganda“) fez um excelente vídeo sobre a relação das redes sociais (online) com o modo como as empresas procuram empregados e como as pessoas procuram empregos.

Agora, cada vez mais, as empresas utilizam a internet para contratar e para ter acesso às pessoas que estão procurando emprego.  Como comentado no vídeo, mais da metade dos trabalhos vem de alguém que você conhece ou que conhece você, ou seja, boa parte dos empregos são baseados em networking. O que mudou com a internet é que as redes sociais aumentaram o seu networking, agora você “conhece” muitas pessoas se comparando a sua rede de relacionamentos físicos, você tem acesso rápido a todas essas pessoas. Se boa parte dos empregos é baseada em rede de relacionamento, as redes sociais online só facilitam a sua vida.

Provavelmente seu próximo emprego venha de alguém que você conheceu online ou vai chegar até você através do Twitter.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail