Marco Civil, um dos passos mais importantes da história da internet no Brasil

Durante esta semana um importante passo para a internet está sendo dado. Ele pode (e deve) contar com a sua ajuda, não deixe de dar a sua opinião e participar deste importante marco para a internet dentro de nosso país.

Para quem não sabe, o Marco Civil da Internet é um projeto brasileiro que tem como principal objetivo definir melhor algumas questões relacionadas aos direitos e deveres do internauta brasileiro. O legal deste projeto é que ele foi feito em conjunto com diversas entidades e também com ajuda da sociedade.

E o Marco Civil ainda está aberto, pelo menos até o dia 06/07 (sexta-feira) você pode deixar a sua opinião/comentário sobre o estado atual do documento. O Marco Civil da Internet começou lá em 2009, e em 20011 foi enviado para a Câmara. Este projeto pode ser acessado pelo portal eDemocracia através deste link.

Vale lembrar que o Marco Civil tem três objetivos centrais: Privacidade do Usuário, Liberdade de Expressão na Internet e a Neutralidade na Rede. A privacidade do usuário se refere a como os seus dados são tratados, pois os seus dados não são mercadoria (Facebook, a mercadoria é você). O segundo ponto, da liberdade de expressão, pretende garantir que o usuário possa se expressar de forma livre, sem nenhum tipo de censura. E o terceiro se refere a uma rede neutra, uma rede que não prioriza um serviço ou outro na transmissão de dados.

Você pode encontrar mais informações sobre o Marco Civil da Internet no artigo da Wikipedia. Você também pode acompanhar a evolução do Marco Civil através do @marcocivil.

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail