Apesar dos vários rumores e do fato de o serviço precisar encontrar uma forma de monetizar as suas fotos, principalmente depois de ter sido adquirido pelo Facebook por mais de 1 bilhão de dólares, ainda não havia nenhuma forma clara de como eles iriam ganhar dinheiro, se iriam partir para o modelo mais tradicional ou trazer algum formato inovador. A possibilidade de o serviço vender as suas fotos já foi levantada e descartada após muita reclamação por todos usuários.
Acessando a página instagram.com/about-ads você encontra a imagem abaixo, que parece ser o formato a ser usado pelo Instagram. Há também algumas informações sobre os primeiros parceiros a anunciar na ferramenta e como ela irá funcionar. Por enquanto Paypal, Levi’s, Lexus, General Eletric e algumas poucas outras, mas serão mais em breve, provavelmente usando um modelo semelhante ao que o Facebook já usa dentro a rede social hoje em dia.
O serviço deixa bem claro que não irá vender nenhum conteúdo seu, como os antigos rumores apontaram. Não que isso melhore a situação, já que ninguém vai gostar muito de ver marcas que não segue em seu feed – infelizmente alguém precisa pagar os servidores de alguma forma. Para não ser tão desagradável, o Instagram deixou uma ferramenta de feedback disponível ao clicar no botão “…”, onde você poderá dizer o que achou do anúncio. Além de ajudar a filtrar melhor os anúncios que aparecem para você, isso deve ajudar a plataforma a entender melhor a posição dos usuários em relação aos anúncios.
Críticas ao autoplay
Há pouco tempo atrás o Instagram introduziu os vídeos de 15 segundos, seguindo a tendência criada por outros serviços como o Vine. No começo os vídeos carregavam automaticamente, tornando a experiência do app incômoda às vezes, mas com o tempo foi adicionada a opção de desativar o autoplay.
Recentemente a opção foi removida, provavelmente para impedir que anúncios de vídeo sejam bloqueados. Sacanagem, certo? Pelo menos o serviço liberou a opção de carregamento automático no 3G, o que já facilita bastante.
O que você acha de ter anúncios assim no seu feed do Instagram?