Fotos genéricas não atraem. Aproveite melhor a imagem do seu perfil.

Sempre que falamos de branding dentro da web caímos no assunto do design do perfil da empresa, questão fundamental para passar uma boa imagem ao internauta.

Dentro desta área de design do perfil nas redes sociais está a criação, escolha e manutenção da imagem de perfil. Aquele pequeno espaço que muitas vezes não ganha muita atenção é um dos elementos mais importantes dentro de qualquer perfil na web.

Mas por que é tão importante ter uma imagem que atraia a atenção dos visitantes?

Existe um grande fator por trás disto, a importância de se destacar no meio de tantas outras centenas de mensagens que são enviadas todos os dias. Muitas vezes a sua empresa aparece na timeline com diversos outros perfis ao seu redor, nem sempre o seu conteúdo é muito diferente do que já está sendo enviado por outros, por isso é muito importante ganhar destaque das mais variadas formas possíveis.

Mas se é tão complicado chamar atenção com aquela pequena imagem, como devo criar uma que atraia o meu cliente?

Assim como em qualquer estratégia de marketing digital não existe uma fórmula secreta para se conseguir resultados, mas você pode observar alguns perfis e perceber o que existe de mais comum e mesmo o que mais lhe chama atenção.

Alguns passos que você pode observar que talvez sejam interessantes de serem explorados, mas lembrando que está figura também representa a imagem de sua empresa e através dela que as pessoas vão reconhecer rapidamente quem está falando.

Lembre-se da importância das cores:

Qualquer profissional que trabalhe com design já deve ter estudado, lido sobre ou mesmo pesquisado sobre o uso das cores e a influência que elas têm sobre quem a esta visualizando.

Para quem nunca ouviu falar sobre a psicologia das cores, indico está apresentação para entender um pouco melhor sobre o assunto:

Como vocês podem ver, cada cor exerce uma diferente emoção sobre a pessoa e por isto você deve saber qual as cores representam melhor sua marca e como você pode utiliza-las em seu perfil.

A troca constante pode ser uma estratégia interessante:

Alguns perfis (principalmente do Twitter) usam uma estratégia interessante, trocam constantemente a imagem de seu perfil. O que pode aparecer uma atitude sem muito fundamento, pode ser na verdade uma bela estratégia.

A troca constante pode fazer com que você mostre um sentimento diferente em relação a sua comunicação. Você pode explorar esta estratégia trocando sempre sua imagem conforme as datas comemorativas de diferentes tipos.

Lembre-se de que, caso use está estratégia, evite trocas muito bruscas ou as pessoas podem não reconhecer você.

Evite confundir quem está lendo, eles podem acabar atribuindo a sua mensagem a outra pessoas:

Algumas empresas trocam sua imagem de perfil de uma forma que você nunca sabe se não está seguindo uma pessoa diferente e nem sabe.

Também devemos lembrar daqueles que usam perfis tão genéricos, que quando você vê nunca tem certeza se é quem você está pensando ou aquele outro perfil que você segue.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail