Como escolher a hashtag certa.

O uso de hashtag tem se popularizado com a consolidação desta funcionalidade dentro de diversos serviços. O que antes se tornou muito popular graças ao Twitter, hoje ganha um sentido muito maior ao também ser adotado por serviços como Google+, Instagram e mais recentemente até o Facebook se rendeu as hashtags.

Marcas têm usado a ferramenta para centralizar as suas ações de marketing, adotando #hashtags existentes ou criando novas também. A utilização deste meio ainda traz muita dor de cabeça para quem planeja as ações, pois nem sempre é fácil decidir qual palavra vai representar uma campanha de marketing.

Pensando nisso, o Twitter publicou o infográfico que você confere abaixo, onde você pode entender quais perguntas devem ser feitas e o que deve ser levado em consideração na hora da utilização de uma hashtag como estratégia de marketing.

Algumas questões que devem ser consideradas:

  • As pessoas já estão usando essa hashtag?
    • Se sim, você vai agregar valor à conversa?
  • A hashtag é de fácil compreensão?
  • Você vai investir em mídia para divulgar essa ação?
  • A hashtag será usada em um evento passageiro ou constante?

(O gráfico é em inglês, mas uma versão em português deve surgir em breve)

escolhendo-hashtag-certa

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail