Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Como fazer o visitante não clicar no "Ignorar este anúncio agora >>" do Youtube?

A quantidade de produções de comerciais direcionados para o Youtube tem aumentando muito, seja criando vídeos específicos para a plataforma ou apenas colocando aquela propaganda que está passando na TV dentro do Youtube. Nem todas empresas estão realmente habituadas a enviar vídeos para o Youtube, muitas delas colocam o vídeo em qualquer canal, colocam em qualquer formato e cometem o clássico erro de enviar na pior qualidade possível.
Em uma época onde a cultura de envios oficias de comercias para o Youtube está apenas ‘começando’, e com muitas falhas, fica complicado de imaginar que as empresas consigam motivar alguém a não clicar naquele clássico “Ignorar este anúncio agora >>“. Os chamados “Anúncios em vídeo TrueView – InStream” tem aparecido com bastante frequência em diversos canais do Youtube brasileiro, resta saber agora se as empresas estão sabendo aproveitar o espaço.
O que leva você a esperar os 5 segundos e clicar em “Ignorar este anúncio agora“? Ou melhor, o que nós como visitantes queremos ver para assistir além dos 5 segundos obrigatórios? Estas questões podem parecer bem complicadas, podem ser a “pergunta de 1 milhão de dólares”, mas eu sinceramente acho que não é algo tão complexo, é só se esforçar um pouco mais na hora da produção.
A comunicação de um comercial para televisão é diferente de um comercial para Youtube e possivelmente ambos os formatos são diferentes do que você vai precisar para colocar neste formato “TrueView – InStream” do Youtube. Portanto, se sua empresa pretende investir neste formato, preste bastante atenção.

repetimos aqui diversas vezes que a publicidade está mudando e que os comerciais de TV ainda seguem a ideia de mídia massiva e que torna o telespectador um consumidor passivo. O comercial de TV é de um para muitos e quem recebe nem sempre tem muita opção do que fazer. Com a chegada do Youtube, as empresas tem descoberto que podem investir em uma mídia que fica disponível 24 horas, que pode ser acessada por praticamente qualquer pessoa, mas este consumidor não é mais passivo, ele escolhe dar o play ou passar para o próximo vídeo.
Apesar de poder investir em diversos formatos de publicidade dentro e fora do Youtube, não há qualquer garantia de que um mínimo de pessoa irá assistir o comercial, portanto as empresas tem percebido que a grande jogada do Youtube é deixar de lado o que investiam em mídia (comerciais na Rede Globo custam muito caro, pode ter certeza) para investir em produções muito maiores, que poderão ser exibidas através da internet. Mas para ‘incentivar’ as pessoas a assistirem é normal que a empresa invista em publicidade de diversos formatos, além de promover o vídeo através de publieditoriais e publicidade dentro do próprio Youtube.
Mas o que diferencia um comercial feito para o Youtube de um vídeo para o “TrueView – InStream“? Mais do que você imagina e menos do que você precisa se preocupar. A grande diferença nestes dois formatos é a motivação da pessoas assistir ele até o fim. Em um “vídeo tradicional” para Youtube, ele geralmente veio de algum lugar que já inseriu aquele vídeo em um contexto, seja escolhendo pela miniatura, pelo título, pela descrição, pelo comentário de um amigo ou mesmo pelo comentário escrito por um blogueiro famoso.
Já no “TrueView” o usuário é quase passivo novamente, mas com a grande diferença que ele tem a possibilidade de pular após 5 segundos para ir ver logo o que ele quer, ao contrário da TV, que por mais que ele troca de canal, a situação não vai melhorar muito não.

A grande questão. O que fazer para a pessoa não ignorar o seu vídeo?

Quando você vai fazer um vídeo, pense que este formato de publicidade, não um formato de exibição. Então fica aqui 3 considerações chave para um bom anúncio em “TrueView – InStream“:

  1. Conquiste antes de acabar os 5 segundos, mas também não enrole depois. Você deve lembrar que a pessoa está querendo assistir o vídeo que ela havia clicado anteriormente, não abuse de sua paciência;
  2. Deixe a produção longa e de alta qualidade para o seu canal, use o TrueView para levar ele até lá. Este e os outros formatos do Youtube são formas de anunciar, não de exibir;
  3. Você tem apenas o vídeo para se comunicar, não há título, descrição ou comentários. É muito provável que você esteja fora do contexto que o visitante espera.

 
 
 

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis