Como construir uma aba personalizada no Facebook.

Observação: A ferramenta FBML Estático não está mais funcionando, recomendo outras ferramentas neste outro post.

Este post aqui serve como um complemento do post “como construir uma boa landing page para o Facebook“, onde tratei sobre o uso das abas de uma fanpage para ter uma página de entrada mais atrativa. Como eu sei que muitas pessoas, assim como eu que até pouco tempo não sabia, como criar e personalizar estas landing pages dentro do ::tag(“facebook”,”Facebook”)::

Agora vamos entrar em um assunto um pouco mais técnico, em como efetivamente construir estas páginas personalizadas e como torná-las a página de entrada da sua fanpage no ::tag(“facebook”,”Facebook”)::.

1º Passo: Adicionar o aplicativo Static FBML

Para você conseguir criar e personalizar uma aba você vai precisar instalar o aplicativo Static FBML à sua página. Calma, calma, não é complicado. Basta você ir na área de procura do ::tag(“facebook”,”Facebook”)::e escrever “Static FBML”, algo semelhante a isso:

Selecionar aplicativo FBML estático

Selecionar aplicativo FBML estático

E ao entrar na página do aplicativo, você clica em “adicionar a minha página” e com isso você escolhe a página a ser adicionada.

Adicionar aplicativo FBML Estático a sua página

Adicionar aplicativo FBML Estático a sua página

2º Passo: Usar o FBML estático para adicionar uma nova aba

Primeiro você deve entrar nas configurações da página, clique em “editar página”, presente no menu de sua página:

Menu de edição da página no Facebook

Menu de edição da página no Facebook

E após isto você vai entrar na página de administração da fanpage e acesse o link “editar configurações” para ativar o aplicativo e em “ir para o aplicativo” para personalizá-lo:

Configurações dos Aplicativos do FBML estático.

Configurações dos Aplicativos do FBML estático.

3º Passo: Adicionar o conteúdo dentro do FBML

Depois de clicar em “ir para o aplicativo” você vai ver uma janela semelhante com esta, com um título e conteúdo. O título é referente ao nome da aba e o conteúdo é a programação a ser usada (HTML, CSS, etc):

Janela de edição do FBML

Janela de edição do FBML

E na parte de baixo, você encontra o link “Adicionar outro quadrinho FBML” para adicionar mais abas a sua fanpage.

4º Passo: Escolher esta aba como padrão e organizar as abas da fanpage

Depois de instalar o aplicativo, cria a aba e adicionar o conteúdo, chegou a hora de colocar a aba criada como uma verdadeira landing page:

Escolher aba inicial na sua FanPage

Escolher aba inicial na sua FanPage

5º Passo: Aprenda a aproveitar este espaço da melhor forma

Bom, agora que você já tem a ferramenta e sabe como construir uma aba personalizada, que pode (ou não) ser utilizada como a landing page da sua fanpage no ::tag(“facebook”,”Facebook”):: chegou a hora de fazer com que essa página seja bem recebida pelo visitante. Para esse assunto eu já escrevi um post específico, acesse “Como construir uma landing page atrativa para o Facebook.” para saber mais sobre o assunto.

Este texto foi baseado em um texto postado no Mashable (HOW TO: Build a Facebook Landing Page for Your Business)

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail