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As vantagens diretas e indiretas do uso das mídias sociais para geração de tráfego

O uso das mídias sociais por empresas aumenta em paralelo com a preocupação delas em ter um bom posicionamento nos buscadores. Mas quais são as vantagens e desvantagens da utilização das redes sociais para geração de tráfego em comparação com o SEO?
Muitas empresas estão descobrindo que o SEO pode trazer muito retorno, principalmente quando se consegue estar bem posicionado em boas palavras chave. Mas sabendo da dificuldade que se tem para conseguir um bom posicionamento, muitas empresas optam por investir o seu tempo e dinheiro em outras estratégias, como as mídias sociais.

Quantidade de tráfego:

Comparar SEO com redes sociais para geração de tráfego já é uma tarefa complicada e fica ainda mais quando entramos em assuntos tão relativos como a quantidade de tráfego. Devemos lembrar que esta deve ser uma questão bem analisada conforme a estratégia e necessidade da cada empresa.
Alguns casos a busca de um bom posicionamento pode se tornar uma tarefa muito complicada, por isso investir em redes sociais pode sim ser uma boa saída para gerar tráfego. Apesar de ambas estratégias serem de médio/longo prazo, as redes sociais podem ser o caminho mais simples (mas nem sempre).

Qualidade do tráfego:

Em qualquer ação online as questões de qualidade vs quantidade estão presentes e são muito importantes. Independente de quem atraia mais tráfego, o mais interessante talvez seja dar mais atenção aquele que atrair um “tráfego de qualidade”.
Por exemplo, ser você notar através do Google Analytics (ou outras ferramentas de análise de tráfego) que a maioria de suas visitas estão vindo do Twitter e estas têm tempo de permanência online ou visualização de número de páginas maior que as outras vias, pode ser interessante investir nesta rede social e ter um tráfego qualificado, que gere mais interação e pode trazer mais retorno.

Retorno sobre investimento:

Tanto no SEO como no uso de redes sociais é  provável (e aconselhado) que haja a necessidade de contratar ajuda profissional. A grande diferença é que em alguns casos você vai precisar de consultoria, em outras de um profissional e em outros terceirizar completamente o serviço.
No uso do SEO pode ser necessário uma completa reformulação no site. Já na utilização de redes sociais, você irá criar um relacionamento com seus seguidores/fans e precisará apenas alimentar esta relação para continuar colhendo frutos dela.
Mas também não podemos esquecer que no SEO, depois de um trabalho bem feito, tende a crescer orgânicamente, enquanto nas mídias sociais pode ser necessário haver um acompanhamento em tempo integral.
 
Este texto foi apenas uma reflexão sobre o assunto, questões que devem ser sempre pensadas durante o planejamento de uma estratégia. O mais importante é entender que em cada ocasião as necessidades e possibilidades podem ser muito diferentes e cada ação deve ser bem planejada.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis