Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

+1 para o lançamento de Startup brasileira que afirma: "Não é compras coletivas"


Lembra quando falamos do Dropbox e do Forkly como startups que tiveram muito êxito ao usar o viral loop em seu lançamento? Pois é, as Startups estão a mil nestes últimos meses e estamos vendo diversos novos modelos de negócios.
Muitas delas podem até ter as melhores ideias do mundo. Mas de que adianta tê-las sem uma estratégia de divulgação, no mínimo, excelente? Não é um exagero afirmar isso já que que há produtos e serviços nos mais variados setores surgindo todos os dias.
Só para citar um exemplo, nesta semana surgiu pela web uma startup (brasileira!) que tinha de tudo para ser “mais uma”, a Plingo. Mas não é. A ideia em si é interessante: “Não é compras coletivas“. Isso mesmo, eles se propõe a ser a solução contra os problemas das compras coletivas.
Para apresentarem os problemas dos cupons de desconto que oferecem até 90% de desconto (em troca de 100% de sua paciência com spams e banners onipresentes em tudo), eles fizeram um vídeo. A diferença é que o formato foi em um videoclipe.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=zx2bJDt2EUY]
Curti a divulgação, mas até agora não tenho certeza qual caminho a Plingo.com.br está se propondo a seguir, não tenho certeza se entendi o que é “ser contra compras coletivas”. Alguém tem algum palpite?
Outro aspecto interessante que merece destaque é que procurei aquele campo de cadastrar e-mail para ser avisado quando a startup for lançada e tive uma surpresa. Não existe! Bem  diferente do Dropbox ou Forlky que tinham como foco justamente arrecadar o maior número de emails possível.  A Plingo só pede para que a pessoa curta a fanpage no Facebook. Só isso.
Se você tem uma startup e está planejando fazer um pré-lançamento, é bom se ligar em três dicas. São coisas simples e rápidas, mas que muitas vezes as pessoas deixam de lado:

  • Use e abuse da criatividade para apresentar sua ideia de forma inusitada, mas sem forçar a barra.
  • Gerar vínculo e identificação já no primeiro contato são fatores cruciais para criar engajamento.
  • Direcione o foco da sua divulgação. Atirar para todos os lados não é o caminho.

Ah, a categoria “Startup” é mais uma das sugestões que apareceram na entrevista do blog Midiatismo que falamos alguns dias atrás. Mas não garantimos que vamos poder dar tanto foco na parte de Startups como nas demais categorias. Por isso, toda a ajuda dos nossos leitores será muito bem-vinda!

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis