Categorias
Diversos

Será que as metodologias de comunicação e marketing funcionam?

Alguns tempo atrás estive fazendo um curso com ::twitter(“conradoadolpho”,”@conradoadolpho”):: onde ele nos apresentou a sua metodologia, os 8Ps, que desenvolveu com o tempo em seu livro Google Marketing (que agora vai se chamar 8Ps do Marketing Digital). O curso foi realmente muito bom, mas quando sai de lá uma das coisas que eu me perguntava era justamente isto, será que as Metodologias funcionam?
Não estou aqui falando apenas de 8Ps, mas dos 4Es, os 4Ps, 5W2H e também todas as outras metodologias que surgem todos os dias para tentar facilitar o e entendimento sobre a comunicação e o trabalho de quem trabalha com ela.

Acredito que o principal objetivo da criação destas formas de simplificar a comunicação é ter um esforço para que as pessoas que estão fora da área de comunicação entendam melhor o que deve ser feito para que se obtenha retorno.
Talvez pelo fato de que dizer que você domina a comunicação seja muito vago e pode ser dito por qualquer um, mas já o fato de conhecer e aplicar um método que em tese já funcionou antes, facilita o trabalho de quem está vendendo este serviço.
A grande questão que eu quero levantar aqui não é se a utilização destas técnicas e correta ou errada, mas sim se elas estão e/ou vão trazer retorno. Ao tentar criar um caminho comum será que não estamos nos limitando?
Eu acho essa discussão muito válida porque tenho certeza que apenas alguns passos não vão mudar a forma como uma empresa investe em comunicação. Só a metodologia não vai trazer retorno, ela deve ser bem aplicada.
 

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis