Orkut contra Facebook, quem vai levar essa?

Com o crescimento do Facebook, rede social líder no mundo em número de usuários, muitos vinham se perguntando sobre o futuro do Orkut, líder no Brasil. Quando o Facebook atingiu os 500 milhões de usuários teve gente pensando que seria o primeiro passo para a rede social se tornar um ícone na web e começar a usar sua influência dentro de outros serviços, rumo à dominação da web, afinal, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, já afirmou ter planos para ir além da rede social. Do outro lado deste ringue virtual temos a Google, empresa que começou em uma garagem trazendo uma nova forma de fazermos buscas dentro da internet e logo se transformou em um ícone da web, sendo líder em vários mercados diferentes.

Orkut:

Apesar de ter muita força em nosso país, o serviço não é tão popular no resto do mundo. Dentro da rede social, o Brasil é líder em número de usuários e chega a dominar quase 60% da totalidade mundial. Até pouco tempo era líder na Índia também, mas foi ultrapassado pelo Facebook.

Em estudo recente o serviço contava com cerca de 50 milhões de usuários dentro do Brasil, número ainda muito superior aos pouco mais de 6 milhões do concorrente.

Facebook:

Muito forte nos EUA, a rede social já derrubou grandes redes sociais como o MySpace nos EUA, Orkut na Índia, várias outras redes sociais pelo mundo e já é considerado uma ameaça para o Orkut dentro do Brasil. Já conta com mais de 500 milhões de usuários por todo o mundo e é rodeado de escândalos que já se transformaram em um livro, que agora já virou filme também. O crescimento é visível e a sua busca por se tornar uma única e poderosa rede social continua.

 

Conclusão

Em minha opinião de usuários de ambas as redes sociais é que o Facebook levou vantagem por suas centenas de jogos e aplicativos que “viralizavam” a rede social junto com o aplicativo e isto a Google já percebeu, correu atrás de jogos sociais também.

A maior vantagem que eu vejo no Facebook é a sua abertura a novas aplicações e também os widgets de API que ele mesmo fornece aos usuários. Outra vantagem e a forma simples que a rede social encontrou de juntar conteúdo e relacionamento.

Por outro lado temos a Google, talvez um dos maiores impérios dentro da web, que completa 12 anos hoje (27/09) com bons resultados, inovações e alguns tropeços. O que começou apenas com um buscador hoje trabalha com e-mail, vídeos, imagens, blog, enfim, a empresa esta presente em diversas áreas da web.

Pela abrangência de serviços que a Google possui, com milhões de usuários e muita popularidade, pode combater o Facebook.

E para as empresas?

No Brasil o Orkut e o Facebook são dominados por diferentes classes econômicas e qualquer empresa que pretenda utilizar uma delas, deve primeiro entender quem é o seu público-alvo e qual é a melhor rede social para se socializar com ele.

Em muitos casos, as empresas atingem diversos públicos-alvo e este está espalhado entre as duas redes sociais, portanto, quando for usar em conjunto ambas, é importante analisar bem a estratégia que vai ser tomada e como vai ser gerenciada a presença em cada uma delas.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail