Existem países onde o Facebook ainda não é líder?

Para juntar 1 bilhão de pessoas em um serviço devemos imaginar que ele é internacional o suficiente para ter uma presença forte em todos os países do mundo, ainda mais se formos levar em conta que o Brasil está entre os três principais países e mesmo assim não deve ter nem 60 milhões de usuários dentro do serviço.

Em 2010 já havíamos trazido aqui este mesmo mapa com os dados de Dezembro de 2009, na época, apesar de muito grande, o Facebook enfrentava resistência em diversos países (inclusive o Brasil com o Orkut). A situação hoje está um pouco diferente, como você pode ver na imagem abaixo:

A situação mudou bastante, mas Facebook ainda está longe de dominar o mundo.

Talvez o objetivo de Mark Zuckerberg seja mesmo conquistar o mundo, mas pelo jeito ele ainda vai ter que trabalhar muito para isso. Na China, que tem mais de 500 milhões de internautas, a rede social é bloqueada. Na Rússia e outros países que já fizeram parte da URSS, o V Kontakte e Odnoklassniki fazem sucesso e disputam as primeira colocações entre si, deixando o Facebook na terceira posição ou pior. Devido a motivos de censura e força de redes locais, outros países também não dão muita bola para o Facebook, como o Irã, Vietnã e alguns outros.

Neste GIF animado o pessoal do Gizmodo BR colocou a evolução da presença do Facebook, mostrando que em cerca de 3 anos eles conseguiram realmente expandir muito a sua presença:

Você acha que em algum momento o Facebook vai conseguir “dominar o mundo”? Eu sinceramente acho que não, redes locais geralmente tem muita força. Se O FB teve tanta dificuldade para bater o Orkut no Brasil, isso que ele não era assim tão grande, imagina derrubar redes locais que já são muito fortes em outros países. Outro fator é que nem todo mundo aceita muito bem a cultura americana.

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail