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O que você precisa saber para fazer promoções, sorteios e concursos dentro do Facebook:

O Facebook é a maior plataforma social online do mundo e uma das mais importantes ferramentas de interação online dentro do Brasil. A plataforma que está atingindo milhões de brasileiros é um ótimo lugar para você interagir com outras pessoas, divulgar seus produtos, serviços e também é o local perfeito para as marcas organizarem promoções, concursos e sorteios.
Mas de fato, o que pode ser feito dentro de uma promoção no Facebook? E o que não pode ser feito?
Lembrando que estas são apenas as diretrizes oficiais da rede social, você ainda deve estar de acordo com a legislação brasileiras de promoções e concursos culturais, leis que falamos neste post e neste outro aqui.
O que você precisa saber para fazer promoções, sorteios e concursos no Facebook
Vamos analisar um pouco as diretrizes oficias do Facebook de promoções, concursos e sorteios dentro da rede social:

#1 “Promoções no Facebook devem ser administradas por aplicativo no Facebook.com, em uma página canvas ou aplicativo dentro de uma aba”

Ou seja, o Facebook não quer que você faça promoções direto de dentro da sua página para que as empresas não usem dados dos usuários sem permissão. Desta forma a empresa vai precisar pedir permissão para ter acesso aos dados do usuário, evitando assim qualquer problema legal.

#2 “Promoções no Facebook devem cumprir as seguintes normas:

  • Deixar claro que a promoção não é patrocinada, endossada ou associada ao Facebook; 
  • O participante deve estar ciente de que está oferecendo informações para empresa e não para o Facebook;”

Esta parte é apenas para proteger o Facebook judicialmente. Eles não querem que seu nome seja envolvida com qualquer promoção, já que algumas delas podem ser mais construídas ou gerenciadas.

#3 “Você não deve em momento algum utilizar quaisquer funcionalidades do Facebook como forma de ingresso ou participação como mecanismo de promoção. Por exemplo, o ato de curtir uma página ou dar checkin em algum local não pode automaticamente o registrar ou tornar-se participante de uma promoção.”

Essa é se explica sozinha. Zuckerberg não quer que ninguém use o “curtir” como mecanismo de promoção.

#4 “Você não pode condicionar um registro ou participação de uma promoção o ato de utilizar qualquer funcionalidade do Facebook além de curtir uma página dar um checkin em algum local ou registrar a um app. Por exemplo, você não pode condicionar o registro ou participação ao usuário curtir uma postagem no mural, ou com usuários comentando (ou postado foto/link) no mural.”

Esta parte é extremamente parecida com a anterior, mas neste caso o objetivo é deixar claro que respeitar esta parte é fundamental para evitar o spam no perfil dos usuários. Facebook já viu que muitas empresas fazia questão de pedir que, para participar de uma promoção, recomenda-se a página aos seus amigos.

#5 “Você não deve usar nenhuma funcionalidade do Facebook, como o curtir, como mecanismo de votação para alguma promoçao.”

Na lógica o botão ‘curtir’ seria uma ótima ferramenta para controlar o número de votos em cima de alguma promoção, ainda mais porque iria parar no perfil do usuário e poderia funcionar de forma “viral”.
Mas para evitar spam e que o servidor fique sobrecarregado, o Facebook avisa que não é permitida a utilização deste recurso para contagem de votos.

#6 “Você não deve utilizar o Facebook como meio de comunicação para comunicar, através de chat, mensagem ou post em perfil/página, o vencedor da promoção.”

Mais uma cláusula que te faz pensar: “Mas por quê?!”. É simples, o Facebook não quer se responsabilizar por nenhuma falha no sistema caso aconteça de alguém ganhar um prêmio e o sistema de comunicação falhar.

#7 “Você não deve utilizar o nome, marca, copyrights ou nenhuma propriedade intelectual do Facebook em conexão com uma promoção ou mencionar o Facebook nas regras ou materiais relacionados na promoção, exceto quando necessário para cumprir suas obrigações com a seção #2”

Este é bem simples e óbvio. Você não deve (e não pode) usar qualquer propriedade intelectual pertencente a empresa Facebook.
Este texto foi uma tradução e  adaptação do texto “Understanding Facebook Guidelines“, caso você encontre algum erro de tradução ou tiver alguma dúvida, avise que vamos melhorando gradualmente.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis